FEA USP Educação e Futuro

Oficina de Design Thinking - Inovando a Educação na Área de Negócios

A inovação vem sendo amplamente debatida e apontada como essencial para a sobrevivência das organizações e desempenho dos profissionais, seja através de processos de melhoria contínua, seja por meio de inovações radicais. Algumas questões frequentemente surgem para aqueles que perseguem a inovação, dentre elas: como inovar?.

Assim, coloca-se o desafio de combinar elementos tangíveis, processos intangíveis e a inovação. Nesse sentido, algumas metodologias se propõem  facilitar a geração de inovações. É o caso da metodologia deDesign Thinking (DT), que traz a maneira de pensar dos designers para o contexto dos negócios e tem se mostrado efetiva na geração de soluções inovadoras.

Inserida no contexto de desenvolvimento de um mindset mais propenso à inovação, será realizada uma Oficina com o objetivo de disseminar a prática da inovação colaborativa a partir do uso de ferramentas do Design Thinking (DT). Serão abordadas as técnicas de inovação observação participativa, entrevista, empatia, redefinição do problema, coleta de feedbacks, análise e síntese e ideação e prototipagem.

Baseada em um processo de aprendizagem experiencial, os participantes serão divididos em equipes para aprender e aplicar as ferramentas de design, enquanto desenvolvem soluções inovadoras para os problemas escolhidos, relacionados ao tema "Como podemos melhorar a experiência de aprender e ensinar em uma escola de negócios?".

Público-Alvo:

Alunos (graduação e pós-graduação), professores, funcionários e profissionais que atuem com o tema. A oficina será composta por no máximo 30 participantes.

Datas e Local:

A Oficina será realizada durante seis dias (de 23 a 25 de setembro e de 11 a 13 de novembro de 2013), das 14h às 18h, totalizando 24 horas (é imprescindível a participação em todos os dias). Espera-se que as equipes desenvolvam os projetos durante o mês de outubro.

O local de realização será o laboratório de inovação da FEA d+Room (localizado no prédio da nova biblioteca), inspirado no Institute of Design at Stanford (http://dschool.stanford.edu/)

Instrutores:

O curso será ministrado por Reinhold Steinbeck e Edgard Stuber (team-teaching).

Reinhold Steinbeck - Atua como consultor em inovação centrada no ser humano, educador e pesquisador em inovação pelo Design Thinking, nos setores empresarial e educacional, com mais de 17 anos de experiência em P&D na Universidade de Stanford. Ocupou posições de liderança como Diretor Associado do Stanford Learning Laboratory e do Stanford Center for Innovations in Learning (SCIL). Recentemente, Steinbeck foi professor visitante da Universidade de São Paulo (USP), onde fundou o Laboratório de Design, Inovação e Criatividade (d- USPLeste).
Edgard Charles Stuber - Consultor em inovação centrada no ser humano, trabalhou, por mais de 29 anos, nas áreas de P&D, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, como executivo em empresas multinacionais do setor de autopeças e máquinas. Graduado em Engenharia Mecânica, possui MBA Executivo e Mestrado em Design. Sua linha de pesquisa tem foco na inovação pelo design thinking através de workshops como um meio de gerar múltiplas alternativas na solução de problemas complexos.

Inscrições:

O período de pré-inscrições será de 13/09 a 20/09 (sexta-feira) ou até que se encerrem as vagas. Sua participação será confirmada mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 50,00. Devido ao número reduzido de vagas, pedimos que somente aquelas pessoas que realmente tenham disponibilidade para participar em todos os dias.

O processo de inscrição ocorrerá da seguinte forma:

Os interessados deverão realizar pré-inscrição através do link:

Aos participantes aprovados, será enviado um e-mail de confirmação, solicitando o pagamento da taxa e envio do comprovante em até 02 dias úteis.
Após o pagamento, os inscritos receberão um e-mail de confirmação que deverá ser trazido impresso no primeiro dia da Oficina.

Organização:

Programa FEA Educação e Futuro

Apoio:

Programa Pró-Inovalab USP
Fundação Instituto de Administração

Responsável e equipe:

Profa. Dra. Liliana Vasconcellos Guedes
Victor Bueno
João Paulo Bittencourt

----

O FEA USP Educação e Futuro é um projeto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP), que visa o delineamento do perfil do profissional do futuro nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias.

O projeto possui a intenção de viabilizar o debate a respeito da formação acadêmica do aluno da FEA USP, possibilitando, assim, a constante atualização dos currículos da faculdade. As alterações tanto no mercado de trabalho como na academia possuem grande importância nessa discussão, sendo considerados os principais direcionadores das mudanças estruturais nos cursos de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias.

Desse modo, busca-se desenvolver uma frente de pesquisa que sirva como fonte de informações e base de dados para a modernização dos currículos, por meio do levantamento de estruturas curriculares de diversas universidades, das diferentes legislações educacionais, além de outras informações relevantes a respeito da formação acadêmica/profissional proporcionada pelas faculdades nacionais e internacionais.

Conheça o nosso site: www.usp.br/feafuturo

Siga-nos no Twitter                           Comunidade no STOA