PROCAD e CASADINHO

Projetos PROCAD e “Casadinho”

Ações de colaboração mútua entre o PPGCC e outros programas têm sido buscadas amplamente. Uma delas é o projeto PROCAD, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, que é uma iniciativa da CAPES com o objetivo de apoiar programas de pós-graduação mais novos por programas mais maduros, que tenham avaliação trienal igual ou superior a 5.

De 2009 a 2012 houve um convênio "casadinho" junto à Universidade Regional de Blumenau (FURB) com o objetivo de fomentar pesquisa conjunta dos recursos humanos, dentre docentes e discentes e das infraestruturas disponíveis em cada instituição. Neste período alunos e professores da FURB visitaram a FEA/USP para participarem de aulas, reuniões com coordenadores e docentes, assistirem defesas, palestras e assim trocarem experiências com alunos e docentes do PPGCC.

Em 2011 foi aprovada proposta para a realização de outro "casadinho" desta vez entre USP e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com duração de 2012 até 2016. Entre os objetivos da proposta de pesquisa estavam a consolidação do Programa de Mestrado em Contabilidade da UFPR com o fortalecimento da linha de pesquisa de Contabilidade Gerencial e, na perspectiva de longo prazo, a possível abertura de nova linha de ensino.

Estes projetos ajudaram objetivamente no fortalecimento das Universidades envolvidas, pois ambas alcançaram a nota 5 na última avaliação quadrienal da CAPES (2017).