Mestrado - Análise descritiva da utilidade da informação de custos nas empresas brasileiras de hotelaria: uma visão sob a perspectiva do tomador de decisão

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
07/08/2019 - 15:00 até 18:00

 

Carlos Simão Struckas Filho         

Mestrado - Análise descritiva da utilidade da informação de custos nas empresas brasileiras de hotelaria: uma visão sob a perspectiva do tomador de decisão

Orientador: Prof. Dr. Marcio Luiz Borinelli

Comissão: Profs. Drs. Wellington Rocha, Rogério João Lunkes e Ana Cristina de Faria                            

Local: Sala 215, FEA-5

Resumo*

O presente trabalho teve como objetivo a investigação da utilidade das informações de custos no processo de tomada de decisão dos gestores de empresas brasileiras de hotelaria. Emprega-se, na pesquisa, preceitos advindos da Teoria da Informação, de modo a identificar subsídios para a conceitualização do que é Informação e subsídios práticos que permitam a delimitação de uma Informação de Custos, procedimento que permitiu a sistematização e descrição das informações provenientes dos artefatos investigados nesta dissertação. A pesquisa baseou-se no desenvolvimento e aplicação de um Questionário voltado ao levantamento de dados a respeito da intensidade de uso, indicador da utilidade empregado pela pesquisa, das informações de custos no dia a dia dos gestores hoteleiros, mensurado por meio de uma escala likert de 7 pontos, na qual 1 indica a não utilização da informação em seu processo decisório e 7 a utilização intensa da informação. Os Questionários foram enviados para as 10.800 (dez mil e oitocentas) empresas listadas pelo Cadastro Nacional de Empresas Turísticas do Ministério do Turismo (Cadastur) até o 3º semestre de 2018, obtendo-se um retorno de 47 Questionários válidos. A partir dos dados obtidos neste Questionário identifica-se que os artefatos tidos como mais úteis pelos gestores das empresas brasileiras de hotelaria são: (a) Mensuração de Custos – i. custeio pleno, e, ii. custeio por absorção; (b) Gestão Operacional de Custos – i. análise custo-volume-lucro; ii. análise vertical; iii. análise horizontal; e, iv. Custeio baseado em atividades; (c) Gestão Estratégica de Custos – i. gestão do custo alvo; e, ii. gestão baseada em atividades.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

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