Disciplinas

Tecnologias Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem


Disciplina: EAD5972-1

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Em relação à disciplina, espera-se que possa:
• Compreender as possibilidades da utilização das tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior;
• Vivenciar a utilização das tecnologias para produção do conhecimento e inovação no processo de ensino-aprendizagem;
Ao final do curso espera-se que o aluno:
• Compreenda as múltiplas possibilidades da utilização de TICs no Ensino Superior ou em processos de treinamento/desenvolvimento;
• Possa utilizar as tecnologias como processo para criação, gestão e regulação de situações de aprendizagem.

Justificativa:
O desenvolvimento tecnológico tem ocorrido de forma rápida e revelado diversos impactos na sociedade. Os processos educacionais no ensino superior, por se constituírem da relação entre a busca de informação e construção do conhecimento, possuem grande potencial quando utilizadas as tecnologias de informação e comunicação. Nesse aspecto, aprender sobre a utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, colabora com a compreensão das possibilidades de inovação no processo para criação, gestão e regulação de situações de aprendizagem.

Conteúdo:
1. Conceitos básicos (Ensino Superior, Didática, Ser professor no Ensino Superior, Tecnologia Educacional)
2. O processo de ensino-aprendizagem (perfil do aluno, objetivos, métodos e avaliação)
3. Estratégias ativas de aprendizagem (caso de ensino, Problem Based Learning, service learning, Gamification etc.)
4. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula
5. Professor Universitário e as TIC
6. Ambientes Virtuais de Aprendizagem
7. Designer Instrucional (desenvolvimento de cursos ou treinamentos)
8. Educação a Distância (e-learning, MOOC, blended learning etc)
9. Planejamento e Gestão da Educação a Distância

Avaliation methods:
A nota final será composta das seguintes partes:
• Participação em sala de aula (desenvolvimento de exercícios a serem entregues pelo sistema virtual - 20%)
•

Notas:
Estratégias de Ensino / Tipo de Aula

O curso será desenvolvido utilizando-se ambiente virtual de aprendizagem.
Os materiais a serem utilizados, bem como as atividades a serem desenvolvidas serão realizados no ambiente virtual.

Bibliografia:
AUSTER, E. R., & WYLIE, K. K. (2006). Creating active learning in the classroom: A systematic approach. Journal of Management Education, 30(2), 333–353.
ANASTASIOU, L. das G. C, ALVES, L. P. (Org.) Processo de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2009.
ARBAUGH, J. B., DEARMOND, S. & RAU, B. I. (2013). New Uses for Existing Tools? A Call to Study On-line Management Instruction and Instructors. Academy of Management Learning & Education, Vol. 12, No. 4, 635–655.
CLARK, R. & MAYER, R (2007). E-Learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning, Jossey-Bass/Pfeiffer: San Francisco, CA
FREIRE, P. Pedagogia de Autonomia: saberes e necessários à prática educativa, 37ª Ed., São Paulo: Paz e Terra, 2008.
HARASIM, L. (2012). Learning Theory and Online Technology: How New Technologies are Transforming Learning Opportunities. New York: Routledge Press.
HORTON, W (2006). E-Learning by Design, Pfeiffer: San Francisco, CA
DIAS, P., MOREIRA, D. & QUINTAS-MENDES, A. (Eds). (2016) Práticas e Cenários De Inovação Em Educação Online. , Coleção Educação A Distância, nº 1, Universidade Aberta, 344-400 (e-book).
VIANA, A. B. N., IGARI, C.O. (Org.) Formação Continuada para Docentes em Administração: das intenções à proposta. Editora CRV, 2014.
WAGNER, N., HASSANEIN, K., & HEAD, M. (2008). Who is responsible for E-Learning Success in Higher Education? A Stakeholders' Analysis. Educational Technology & Society, 11 (3), 26-36.