Disciplinas

Cluster e Redes de Negócios


Disciplina: EAD5955-2

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
40415120
Objetivos:
Apresentar e discutir o fenômeno de Cluster e Redes de Negócios e sua influência na estratégia empresaria, evidenciando seus exemplos práticos.


Justificativa:
Os temas Cluster e Redes de Negócios encontram-se em efervescência nos meios empresarial e acadêmico. Sinais da importância deste assunto podem ser observados no crescente volume de artigos a este respeito publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos científicos no Brasil e no exterior. No mundo dos negócios o aumento de interesse pelo tema é observado pela crescente demanda por consultoria neste campo. No meio acadêmico, cresce o número de disciplinas que estudam o assunto, tanto no nível da graduação como na pós-graduação.

O inicial conceito de cadeias produtivas evoluiu para o de cadeias de suprimentos e agora são interpretadas sob a perspectiva de Redes de Negócios. Concentrações geográficas de negócios correlacionados deixaram de ser vistas como imperfeições econômicas e foram reconhecidas como formas competitivas de alta performance: os Clusters de Negócios. Essas novas visões exigem um novo entendimento para a gestão dos negócios.

Os temas de Cluster e Redes de Negócios requerem serem analisados sob diversos prismas; na área de Administração, em especial, sob o prisma da Estratégia Empresarial. A área de estratégia, por exemplo, dispõe de vasta literatura que trata do ambiente competitivo, inclusive com modelos amplamente difundidos, a exemplo do proposto por Porter de análise da indústria. Todavia, tais modelos não contemplam as características peculiares que condicionam uma empresa inserida em um Cluster ou uma Rede de Negócios. Tais visões, particulares aos Clusters e às Redes de Negócios, são abordadas no curso.

Conteúdo:
CONTEÚDO (EMENTA):


Aula Conteúdo Bibliografia Básica
1.a Apresentação da Disciplina e dos Participantes
2.a Capacidade competitiva de Clusters e Redes. Fundamentos e Instituição de Clusters e Redes.
Auto-Organização e Governança de Cluster e Redes de Negócios.
ZACCARELLI, S.B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; BOAVENTURA, J.M.G.; DONAIRE, D. Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008. Caps. 1, 2 e 3.
3ª Gênese e Evolução de Clusters.
Gênese e Evolução de Rede de Negócios.
Alinhamento estratégico supra- empresarial.
ZACCARELLI, S.B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; BOAVENTURA, J.M.G.; DONAIRE, D. Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.Caps.4,5 e 7.
4.a
Apresentação de Trabalhos – Definição de Problema de Pesquisa/ Objetivos/ Metodologia

5.a Aspectos e perspectivas estratégicas de Redes e Clusters. Perspectiva exploratória de Redes e Clusters.
Estratégia de Redes e Clusters.
Prof. Convidado - Renato Telles ZACCARELLI, S.B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; BOAVENTURA, J.M.G.; DONAIRE, D. Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo:Atlas, 2008.Caps.6, 8 e 9.
6.a Campo de Estudos e Pesquisas em Redes de Negócios
Prof. Convidado – Ernesto Giglio
GIGLIO, E.M. Análise e Crítica da Metodologia Presente nos Artigos Brasileiros sobre Redes de Negócios e uma Proposta de Desenvolvimento. Anais do VI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, São Paulo, SP, Brasil, 2010.
TICHY, N.; TUSHMAN, M.; FOMBRUN, C. Social Networks analysis for organizations. Academy of Management Review, v.4, n.4, p.507-519, 1979.
7.a
Apresentação de Trabalhos – Reporte da Conclusão da Coleta de Dados

8.a
Trabalho prático:
Oficina de Cluster
Oficina de Rede de Negócios

9.a Redes Sociais Inter-Organizacionais
Prof. Convidado – Mario Sacomano
GRANOVETTER, M. The Strength of Weak Ties, American Journal of Sociology, v. 78, n.6, 1973, p. 1360-1380.
__________. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. The American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, 1985.
10.a
Complexity of Business Network Relationships
Profa. Convidada – Emanuela Todeva
TODEVA, E. Complexity of Business Network Relationships. First UK SNA Conference ‘Social Network Analysis: Advances & Empirical Applications Forum’ University of Oxford, Multidisciplinary Centre for Social Sciences, July 16-17, 2005
12.a Apresentação de Trabalhos – Reporte da Análise de Dados
13.a Governança em Clusters Redes de Negócios.
JONES, C.; HESTERLY, W. S. e BORGATTI, S. P. A general theory of network governance: exchange conditions and social mechanisms. Academy of Management Review, no. 22, 1997, pp. 911 - 945.
GUIMARÃES, A.T.R. Empresas Instaladas em Clusters com Orientação Estratégica Dual, Originadas na Governança de Clusters e Redes de Negócios. 2009. Tese (Doutorado) – FEA/USP, São Paulo, Brasil.
14.a Apresentação e Discussão de Trabalhos
15.a Apresentação e Discussão de Trabalhos

Avaliation methods:
Trabalho individual, entregue no formato de artigo científico, abordando o tema da disciplina e podendo se constituir de revisão bibliográfica – 60%

Trabalho

Notas:
O curso contará com aulas expositivas a serem feitas pelo professor e convidados externos, palestras, leitura e discussão de textos com apoio de recursos audiovisuais e seminários dos alunos. Adicionalmente serão desenvolvidos trabalhos pelos alunos. O trabalho, entregue no formato de artigo científico, abordará o tema da disciplina e poderá se constituir de revisão bibliográfica.

Bibliografia:
1. AMATO NETO, J. Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

2. AMATO NETO, J. Redes entre Organizações: domínio do conhecimento e da eficácia operacional. São Paulo: Atlas, 2005.

3. BOAVENTURA, J.M.G. Rede de Negócios: tópicos em estratégia. São Paulo: Saint Paul, 2006.

4. GIGLIO, E.M. Análise e Crítica da Metodologia Presente nos Artigos Brasileiros sobre Redes de Negócios e uma Proposta de Desenvolvimento. Anais do VI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, São Paulo, SP, Brasil, 2010.

5. GRANOVETTER, M. The Strength of Weak Ties. American Journal of Sociology, v. 78, n.6, 1973, p. 1360-1380.

6. __________. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. The American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, 1985.

7. GUIMARÃES, A.T.R. Empresas Instaladas em Clusters com Orientação Estratégica Dual, Originadas na Governança de Clusters e Redes de Negócios: uma busca focada no negócio do vinho nas regiões do Porto, em Portugal e do Vale dos Vinhedos, no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) – FEA/USP, São Paulo, Brasil.

8. GULATI, R. Alliances and Networks. Strategic Management Journal, v.19, n.4, 1998, p.293-317.

9. HAKANSSON, H; FORD, D. How Should Companies Interact in Business Networks? Journal Business Review, v. 55, p. 133-139, 2002.

10. INKPEN, Andrew C.; TSANG, Eric W. K. Social Capital, Networks, and Knowledge Transfer. Academy of Management Review. v. 30, n. 1, p. 146–165, 2005.

11. JONES, C.; HESTERLY, W. S. e BORGATTI, S. P. A general theory of network governance: exchange conditions and social mechanisms. Academy of Management Review, no. 22, 1997, p. 911 - 945.

12. KOKA, Balaji R.; MADHAVAN, Ravindranath; PRESCOTT, John E. The Evolution of Interfirms Networks: Environmental Effects on Patterns of Network Change. Academy of Management Review, v. 31, n. 3, 2006, p. 721–737.

13. LARSON, A. Networks dyads in entrepreneurial settings: a study of governance of exchange relationships. Administrative Science Quarterly, no. 37, 1992, p.76 – 104.

14. O’DONNELL et al. The network construct in entrepreneurship research: a review and critique. Management Decision, v. 39, n. 9, p. 749-760, 2001.

15. PARKHE, Arvind; WASSERMAN, Stanley; RALSTON, David A. New Frontiers in Network Theory Development. Academy of Management Review, v. 31, n. 3, p. 560–568, 2006.

16. RING, Peter Smith; VAN DE VEN, Andrew H. Developmental Processes of Cooperative Inter-organizational Relationships. Academy of Management Review. v. 19, n. 1, p. 90-118. 1994.

17. THORELLI, H. B. Networks: Between Markets and Hierarchies. Strategic Management Journal, v. 7, p. 37-51, 1986.

18. UZZI, B. Social structure and competition in interfirm networks: tha paradox of embeddedness. Administrative Science Quarterly, no. 42, 1997, p. 35 – 67.

19. ZACCARELLI, S.B. Estratégia e Sucesso nas Empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.

20. ZACCARELLI, S.B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; BOAVENTURA, J.M.G.; DONAIRE, D. Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.