Disciplinas

Modelos de Projeção


Disciplina: EAD5938-5

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre técnicas estatísticas multivariadas de projeção e, especialmente, suas aplicações em Administração.

Justificativa:
 Apoio para o gestor ou executivo na administração e projeção dos seus negócios.
 Capacitação de projeção, com rigor estatístico, de variáveis com múltiplas relações, reduzindo-se o risco na tomada de decisões.

Conteúdo:
1. Visão integrada de técnicas de dependência e suas premissas.
2. Tratamento dos dados antes da aplicação das técnicas multivariadas.
3. Análise de regressão logística: teoria e prática.
4. Análise discriminante: teoria e prática.
5. Análise multivariada de variância: teoria e prática.
6. Análise de correlação canônica: teoria e prática.
7. Análise conjunta: teoria e prática.
8. Estudo de Caso com o plano de aplicação das técnicas vistas no curso.
9. Aplicação das técnicas do curso em uma pesquisa real desenvolvida com os alunos da disciplina.

Avaliation methods:
Média = 0,5. Prova individual + 0,4. Trabalho em grupo* + Conceito**

* Trabalho em grupo com aplicação de algumas das técnicas vistas na disciplina; pode ser

Notas:
1) Pré-Requisito:
EAD5844 – Estatística: recomendável, mas não obrigatória.

2) Estratégias de Ensino:

Aulas expositivas com apresentação da teoria mesclada com exemplos e exercícios.
Utilização de microcomputador para processamento e análise das listagens emitidas.
Listas de exercícios para fixação dos conhecimentos adquiridos.

Bibliografia:
ANDERSON, T. W. –An introduction to multivariate statistical analysis. New York: John Wiley, 3a ed 2003.
2. HAIR JR., J.F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 6ª ed 2009.
3. JOHNSON, A. J. & WICHERN, D. W. Applied multivariate statistical analysis. 6th ed. New Jersey: Pearson, 2007.
4. MORRISON, D.F. Multivariate Statistical Methods. 4nd ed. New York: Duxbury Press, 2004.