Disciplinas

Avaliação de Empresas


Disciplina: EAD5935-5

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA:
Propiciar os conceitos e as teorias de Avaliação de Empresas, no sentido de que os participantes obtenham o necessário entendimento da literatura existente e reúnam condições de realizar pesquisas, desenvolver seus aspectos teóricos e de aplicá-los em situações reais.

Justificativa:
.

Conteúdo:
CONTEÚDO (EMENTA):
AULA DATA CONTEÚDO BIBLIOGRAFIA MÍNIMA
1ª 03/08  Definição da metodologia de trabalho
 Formação das equipes de trabalho
 Introdução ao curso Toda a ser utilizada
no curso
2ª 10/08  Entendimento sobre Riqueza
 Entendimento sobre Valor
6.1 (14), 6.2 (6), 6.5 (1)
3ª 17/08  O Valor e o objetivo da empresa
 Introdução ao processo de avaliação 6.2 (8), 6.3 (1)
6.4 (1 da pg.2 à pg.6)
4ª 24/08  Gestão Baseada em Valor
 Falemos um pouco sobre o trabalho final 6.2 (10), 6.3 (1)
6.5 (2)
5ª 31/08  Medidas de valor e modelos de avaliação
 Direcionadores de valor
 Entrega do planejamento do trabalho prático
6.3 (4), (6.5 (4)
6ª 14/09  Importância dos Fluxos de Caixa
 Determinação dos Fluxos de Caixa Livres
 Projeção de Fluxos de Caixa 6.4 (3), 6.5 (5,12)
7ª 21/09  Estimativa das taxas de desconto
 Valor do controle e da liquidez
6.4 (2,13), 6.5 (10)
8ª 28/09  Análise do histórico de desempenho
 Perspectivas de desempenho
 Estimativas da taxa de crescimento
6.4 (4, 14), 6.5 (9)
9ª 05/10  Avaliação por Fluxo de Caixa Descontados
 Avaliação por Múltiplos 6,4 (7,8,9), 6.5 (8)

10ª 12/10  Aplicação do modelo EVA
 Aplicação do modelo de opções 6.4 (12 – pg.296 à pg.316)
6.5 (20)
11ª 19/10  Avaliação de empresas em Mercados Emergentes, Instituições Financeiras e Seguradoras
 Entrega do trabalho completo [preliminar] 6.5 (19,20,21)
6.6 (1)
12ª 26/10  Avaliação de pequenos negócios
 Avaliação de empresa Ltda e de Capital Fechado 6.7
13ª 16/11  Avaliação de Ativos Intangíveis
 Fusões, aquisições e joint-ventures criando valor 6.4 (12 – pg.283 à pg.296)
6.5 (7)
14ª 23/11  Análise de Relatórios Reais de Avaliação
Entrega do trabalho prático [definitivo] Toda utilizada no curso
15ª 30/11 Prova Presencial [sem consulta] Toda utilizada no curso

Avaliation methods:
 Participação 20%
 Trabalho prático [um artigo ou um estudo de caso] 40%
 Uma prova presencial 40%

Notas:
Sobre O Trabalho Prático

Sugestão de Temas

a. Fatores de risco a serem considerados no processo de avaliação;
b. Destaques da cadeia de valor na formação do valor de empresas brasileiras;
c. Peculiaridades do processo de avaliação de empresas de capital fechado;
d. Peculiaridades do processo de avaliação de pequenas e médias empresas;
e. Criação ou destruição de valor com processo de fusão, aquisição ou de joint ventures;
f. Peculiaridades do processo de avaliação de instituições financeiras;
g. Avaliação de empreendimentos imobiliários;
h. Avaliação com uso do modelo de opções reais;
i. Avaliação de empreendimentos do terceiro setor;
j. O que já se aprendeu sobre a avaliação de Intangíveis;
k. Outros temas a serem referendados pelo professor.

Aspectos mínimos a serem considerados
a. Será desenvolvido individualmente;
b. Definição clara do objetivo e dos resultados;
c. Justificativa da importância do assunto;
d. Delimitações do assunto;
e. Revisão bibliográfica consistente com os objetivos declarados;
f. Metodologia, conectando os objetivos declarados com os resultados;
g. Análise, a partir da revisão bibliográfica, da metodologia utilizada e de eventuais testes;
h. Evidência de aplicabilidade dos conceitos; podendo ser um estudo de caso;
i. Considerações Finais, eventuais limitações e as recomendações consideradas oportunas;
j. Referências, que devem ser as mais atualizadas possíveis sobre o assunto.

a. Na 5ª aula (31/08) - Entrega do planejamento do trabalho prático, devendo conter, pelo menos:
 Definição do objetivo e justificativa da sua importância;
 Definição da metodologia para desenvolvimento;
 Índice prévio preliminar de todo o trabalho;
 Cronograma em bases semanais;
 Referências preliminares;
 Esse material será analisado pelo professor e devolvido ao aluno com as recomendações consideradas oportunas.

Obs.: De acordo com o cronograma, o aluno deve manter-se em condições de ‘informar à classe, sempre que solicitado pelo professor, o estágio em que se acha o desenvolvimento do seu trabalho;

b. Na 11ª aula (19/10) - Entrega do trabalho pronto [preliminar]
Deverá observar os princípios gerais de um artigo ou de um estudo de caso, em termos de apresentação, metodologia, citações bibliográficas e estética. Deverá encerrar evidenciando a consecução do objetivo declarado na argumentação teórica o qual deve ser compatível com o conteúdo do programa da disciplina.
Esse trabalho preliminar será analisado pelo professor e por um colega de classe [por sorteio] e será devolvido ao autor com as recomendações consideradas oportunas; portanto, uma via de cada trabalho deverá ser disponibilizada a todos da classe.

c. Na 14ª aula (23/11) - Entrega do trabalho pronto [ definitivo]
Em condições de ser submetido a publicação [opção de artigo] ou em condições de ser aplicado [opção de caso]. Em sendo em formato de um artigo, o trabalho deve ser colocado nos padrões de exigência da RAUSP ou de periódico equivalente de divulgação de estudos e pesquisas em administração. Em sendo no formato de um estudo de caso, deve ser acompanhado das instruções ao aplicador, das expectativas de aprendizagem e de uma proposta de solução.

Bibliografia:
• BEINHOCKER, Eric D. - The Origin of Wealth – Evolution, Complexity, and the Radical Remaking of Economics. Boston, Harvard Business School Press, 2006;
• LLOSA, Vargas A. – Todo amador confunde preço e valor – Estratégias de formação e crescimento de patrimônio para tempos de crise e também de prosperidade – Tradução de Elizabeth Cardoso. São Paulo, Livros de Safra, 2012;
• RAPPAPORT, A. Gerando Valor para o Acionista. São Paulo: Atlas, 2001;
• DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Empresas, 2 ed. São Paulo: Pearson, 2007;
• COPELAND, Tom et. al. Valuation – Measuring and Managing the Value of Companies fifth ed. McKinsey and Company, USA: John Wiley & Sons, 2010;
• PEREIRO, LUIS E. Valuation of Companies in Emerging Markets – A Practical Approach. USA: John Wiley & Sons, 2002;
• TULLER, Lawrence W. The Small Business Valuation Book: easy-to-use techniques that will help you determine a fair price, negotiate terms, minimize taxes. 2 ed. Adams Media Corporation, 2008;
• KOLLER, Tim; DOBBS, Richard; HUYETT, Bill. Value: The four cornerstones of corporate finance / McKinsey and Company, USA: John Wiley & Sons, 2011;
• ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: métricas de valor & avaliação de empresas, São Paulo, Atlas, 2014;
• SOUSA, Almir Ferreira de – Avaliação de Investimentos: Uma abordagem prática, São Paulo, Saraiva, 2007;
• MARTELANC, Roy; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas - um guia para fusões & aquisições e private equity. São Paulo: Pearson, 3ª Ed., 2010
• SOUSA, Almir Ferreira de e ALMEIDA, Ricardo José de – O valor da empresa e a influência dos Stakeholders, São Paulo, Saraiva, 2006;
• YOUNG, S. David, O’BYRNE, Stephen F. EVA e Gestão Baseada em Valor : guia prático para implementação. Porto Alegre: Bookman, 2003.
• ARZAC, Enrique R. Valuation For Mergers, Buyouts and Restructuring. 2 ed. USA, John Wiley & Sons, 2007;
• FABOZZI, Frank, MODIGLIANI, Franco. Capital Markets – Institutions and Instruments, 5 ed. Prentice Hall: New Jersey, 2015;
• COPELAND, Tom; ANTIKAROV, V. Opções Reais – um novo paradigma para reinventar a avaliação de investimentos. Rio de Janeiro: Campus, 2001;
• SERRA, Ricardo Goulart e WICKERT, Michael – Valuation: Guia Fundamental, São Paulo, Atlas, 2014;
• STEWART III, G. Bennet. Em busca do Valor. Porto Alegre: Bookman, 2005;
• MARTIN, J. D; PETTY J. W. Value Based Management – The Corporate Response to the Shareholder Revolution. USA: HBS Press,2 ed., 2000;
• PALEPU, K.G.; HEALY, P.M.; Business Analysis & Valuation – Using Financial Statements – 5 ed. USA: Cengage Learning , 2012;
• PRATT, Shanon et. al. Valuing Small Business and Professional Practices. McGraw-Hill, 1998;
• RAPPAPORT, A.; MAUBOUSSIN, M.J. Análise de Investimentos – como transformar incertezas em oportunidades lucrativas. Rio de Janeiro: Campus, 2002;
• RISBERG, A. Mergers and Acquisitions – A Critical Reader. NY (USA): Routledge, 2006;
• SHAPIRO A. C. Capital Budgeting and Investment Analysis. New Jersey: Prentice Hall, 2004;
• KING, A. M. Fair Value for Financial Reporting – Meeting the new fasb requirements, New Jersey, Ed. John Wiley & Sons, 2006;
• FERNÁNDEZ, P. Valoración de Empresas, Barcelona: Gestión 2000 SA, 2004.
• PRATT, S. P.; REILLY, R. F.; SCHWEIHS, R. P. Valuing a Business – The Analysis and Appraisal of Closely Held Companies, 5 ed., Canadá: MCGRAW-HILL, 2007;
• HITT, M. A; HARRISON, J. S.; IRELAND, R. D. Mergers & Acquisitions – A Guide to creating value for stakeholders. New York: Oxford University Press, 2001;
• HITCHNER, James R. Financial Valuation: Aplications and Models. New Jersey: John Wiley & Sons, 4ª Ed. , 2016;
• FELDMAN, Stanley J. Principles of Private Firm Valuation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2005;