Disciplinas

Análise, Planejamento, Controle e Gestão Simulada de Marketing


Disciplina: EAD5911-7

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Possibilitar aos participantes o conhecimento das teorias e técnicas da análise, planejamento e controle de marketing.
Por meio do exercício de gestão simulada de marketing (jogo de marketing) possibilitar aos participantes a prática da análise, planejamento e controle de marketing

2. Pré-requisitos:
Não há.

3. Estratégias de Ensino/Tipo de aula:
Aulas expositivas, Discussão sobre conceitos e novidades em relação ao tema; Resolução de cases, Elaboração de plano de marketing para uma situação real, Exercício de gestão simulada.
4. Recursos Didáticos:
Retro-projetor, quadro negro, sala de computadores, flip-chart, software dos exercícios de gestão simulada.


Justificativa:

Conteúdo:
Conteúdo Programático – Cronograma:

Aula Conteúdo
1ª • Apresentação do curso
• Homogeinização dos conceitos
• Formação de grupos
• O Sistema de Marketing
2ª • A importância do Sistema de Informação de Marketing
• Planejamento e modelos de planos de marketing
• Markstrat para o aluno
• Variáveis controláveis e incontroláveis
3ª • Apresentações individuais sobre itens do plano
4ª • Apresentações individuais sobre itens do plano
5ª • Apresentações individuais sobre itens do plano
6ª • Apresentações individuais sobre itens do plano
7ª • Discussão do Plano de Marketing
8ª • Apresentação dos Planos de Marketing pelos grupos (2 grupos)
9ª • Apresentação dos Planos de Marketing pelos grupos (2 grupos)
10ª • Exercício de gestão simulada 1ª rodada
11ª • Exercício de gestão simulada 2ª e 3ª rodadas
12ª • Exercício de gestão simulada 4ª e 5ª rodadas
13ª • Exercício de gestão simulada 6ª e 7ª rodadas
14ª • Discussão de casos e avaliação (prova ou exercício)
15ª • Fechamento do curso



Avaliation methods:
5. Apresentações individuais; Elaboração e apresentação do Plano de marketing; Trabalho (artigo) sobre planejamento de marketing; Desempenho no Jogo e avaliação

Notas:

Bibliografia:
7. Bibliografia:
7.1 CAMPOMAR, Marcos C.; IKEDA, Ana A. Planejamento de Marketing e a confecção de planos. São Paulo: Saraiva, 2006.
7.2 CAMPOMAR, Marcos C. Revisando um modelo de plano de marketing. Revista Marketing. Ano 17. Nº 121. Nov/83. (Artigo)
7.3 CHERNEV, Alexander. The Marketing Plan Handbook. United Kingdon: Brightstar Media, 2011.
7.4 CHERNEV, Alexander. Strategic Marketing Management. United Kingdon: Brightstar Media. 2009
7.5 COHEN, William A. Marketing Plan. Hoboken, USA: John Wiley & Sons, 2006.
7.6 KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo. Prentice Hall. 2000.
7.7 LARRÉCHÉ, Jean Claude; GASTINNON, Hubert. Markstrat 3. South Western College Publishing. 1998.
7.8 MALCOM, McDonald; WILSON, Hugh. Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them. Chichester, West Sussex, United Kingdon: John Wiley & Sons Ltd, 2011.
7.9 SHIH, Clara. The Facebook Era. Boston: Prentice Hall, 2011.
7.10 STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. São Paulo: Pearson, 2011.
7.11 STEVENS, David; LOUDON, David; WRENN, Bruce e WRENN, William. Planejamento de marketing. Guia de processos e aplicações práticas. São Paulo. Makron Books. 2001.
7.12 WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. São Paulo. Makron Books. 1997.
7.13 WOOD, Marian Burke. Marketing Plan Handbook. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 2011.

*Bases eletrônicas de dados (Ebsco; Sibi/USP; Scielo; Web of Knowledge, Euromonitor, entre outras) para artigos e trabalhos nacionais e internacionais.