Disciplinas

Marketing de Varejo e de Serviços


Disciplina: EAD5895-7

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
• Apresentar criticamente o Marketing de Varejo e o Marketing de Serviços, de forma que, concluída a disciplina, o aluno possa:
• Reconhecer as diferenças e as afinidades entre o Marketing em geral e o Marketing de Varejo e o Marketing de Serviços, em particular;
• Tomar conhecimento da situação atual do desenvolvimento teórico do Marketing de Varejo e do Marketing de Serviço;
• Ser capaz de adaptar modelos desenvolvidos alhures às realidades do setor de serviços e do setor de varejo brasileiros;
• Ter a base teórica para empreender estudos acadêmicos nas duas áreas de conhecimento abordadas pela disciplina.

2. Pré-requisitos:
É importante que o aluno já tenha feito disciplinas básicas da área de Marketing.



3. Estratégias de Ensino/Tipo de Aula:
• Discussão de livros e artigos previamente lidos pelos participantes.
• Aulas expositivas.
• Exposições feitas por professores, alunos e profissionais convidados.


4. Recursos Didáticos:
• “Datashow”.
• “Flipchart”.
• Lousa.

Justificativa:
.

Conteúdo:
Conteúdo Programático – Cronograma:

Aula Conteúdo

1ª Apresentação da disciplina. Evolução do Marketing e do Marketing de Serviços.

2ª Problemas do Marketing de Serviços.

3ª Varejo dentro do Marketing e Marketing de Varejo.

4ª Decisão sobre as variáveis controláveis de Marketing de Serviços.

5ª Organização, Planejamento e controle no Marketing de Serviços.
Relacionamento do Marketing de Serviços.

6ª Prova sobre a matéria vista e entrega do trabalho individual sobre Marketing de Serviços.

7ª Problemas do marketing no varejo.

8ª O mercado do varejo e localização de lojas.

9ª Planejamento e avaliações sobre varejo?

10ª Decisões sobre as variáveis controláveis no varejo.

11ª Aspectos humanos relacionados ao processo de venda no varejo.

12ª Prova sobre a matéria vista após a 1ª prova e entrega do trabalho individual sobre Marketing varejo.

13ª Análise de casos

14ª Análise de casos

15ª Prova final

Avaliation methods:
• Prova ( 40 % ) (média das 2 provas)
• Trabalho individual escrito ( 40 % ) (média dos 2 trabalhos)
• Participação e trabalhos em grupo (20%)

Notas:

Bibliografia:
Os livros básicos do curso são 7.4 e 7.9 da bibliografia a seguir. O professor recomendará artigos, livros e documentos durante o curso.

Bibliografia
7.1 BATESON, John E. G. Managing services marketing: text and readings. 3rd ed. Fort Worth, Texas: Dryden, 1995.
7.2 BEISEL, John L. Contemporary retailing. 3rd ed. Nova York: Macmillan, 1993.
7.3 GIANES, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração Estratégica de Serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.
7.4 HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E. G. Essentials of services marketing. Fort Worth, Texas: Dryden, 1997.
7.5 KOTLER, Philip. Marketing management: analysis, planning, implementation, and control. 9th ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1997.
7.6 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. São Paulo, Atlas, 1992.
7.7 LOVELOCK, Christopher H. Services marketing. 3rd ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1996.
7.8 MORGENSTEIN, Melvin; STRONGIN, Harriet. Modern Retailing: management, principles and practices. 3rd ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall International, 1992.
7.9 PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.
7.10 ZEITHAML, Valerie A.; BITNER, Mary Jo. Services Marketing Integrating Customer Focus Across the Firm. 2nd ed. McGraw-Hill, 2012.