Disciplinas

Estratégia de Comunicação de Marketing


Disciplina: EAD5893-8

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Abordar fundamentos teóricos e conhecimentos práticos relacionados ás estratégias de comunicação de marketing e vendas.
Discutir diferentes aspectos conceituais e formas de aplicação de comunicação de marketing e venda pessoal nos diferentes segmentos de negócios.
Proporcionar base conceitual e visão crítica para produção de estudos e pesquisas sobre temas relacionados a comunicação, vendas e marketing

Justificativa:

Conteúdo:
Estratégia de ensino
A disciplina será ministrada por meio de exposições teóricas do docente e discussões em grupo, complementadas por seminários, apresentação e discussão de estudos de casos e eventuais palestras de profissionais da área sobre os temas que compõem o conteúdo do programa.

Atividades
Resenhas: semanalmente, o aluno deve entregar resenha sobre o conteúdo programático, composta da seguinte forma: i) textos indicados como bibliografia complementar e ii) um texto acadêmico pertinente ao tema da sessão proposto pelo aluno. Atividade individual. O texto de leitura básica não deve fazer parte da resenha.
Artigo: ao final do curso, o aluno deve entregar um artigo sobre tema de livre escolha, desde que relacionado ao escopo do programa. Atividade individual ou em duplas. Essa atividade esta dividida em duas partes:
• Proposta de Artigo: o aluno deverá entregar um documento contendo: breve introdução, o objetivo do estudo, a questão problema e a bibliografia principal a ser utilizada. Máximo 1 página. Prazo: 10ª Sessão;
• Artigo Final: Prazo de até uma semana após o término do curso
Seminários: apresentados ao longo do curso, conforme indicado pelo professor. Atividade individual ou em duplas.

Programa de aulas

Sessão Assunto Bibliografia básica Seminário - temas

Apresentação do Programa
Processo de comunicação de marketing OGDEN, J. ; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. Cap. 2 (L)

Comunicação Integrada de Marketing – CIM CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Cap. 1  Comunicação global
 Terceirização de serviços de comunicação

Marca
(Brand Equity) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Cap. 2  Modelos de avaliação financeira de marcas
 Storytelling

Marca
(Branding) AAKER, D.A & JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. Porto Alegre: Bookman, 2007. Cap. 1 (L)  Comunicação no marketing de luxo
 Brand experience

Mix de comunicação
(Propaganda e Patrocínio) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 7 e 19  Comunicação comparativa

Mix de comunicação
(Publicidade e Relações públicas) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Cap. 18  Comunicação no B2B
 Comunicação corporativa

Mix de comunicação
(Promoção e Merchandising) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps 15 e 20  Programas de incentivo de vendas
 Visual merchandising

Mix de comunicação
(Marketing Direto e Venda Pessoal) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 1 e 14  CRM

Mix de comunicação
(Comunicação digital, Redes sociais CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Cap. 13  Modelos de mídias digitais
10ª
Mix de comunicação
(Product Placement, Marketing Viral e Buzzmarketing) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 14 e 18  Advertisement
11ª
Planejamento
(Objetivos / Conteúdo) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 6 e 8  Semiótica na comunicação
 Propaganda subliminar
 Neuromarketing
12ª
Planejamento
(Estratégias de mídia) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 11 e 12 • Convergência de mídias
• Mobile marketing
• Crossmedia
13ª
Planejamento
(Orçamento e Mensuração) CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Caps. 6 e 10  Mensuração de resultados em comunicação
14ª
Marketing de relacionamento ZEITHAML, V; BITNER, M. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2a. ed. Porto Alegre:Bookman, 2003. Cap 06 (L)
 Customer Lifetime Value (CLV)
15ª
Aspectos éticos e regulamentação CRESCITELLI, E. ; SHIMP, T.A. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. Cap. 21  Comunicação no terceiro setor
 Legislação de comunicação

Avaliation methods:
Composição da avaliação final
Resenhas / Seminários 40%
Artigos 40%
Participação 20%

Notas:
Pré-requisitos
Conhecimentos sobre fundamentos de marketing são considerados necessários. São desejáveis noções sobre comportamento do consumidor e marketing estratégico.


Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (por sessão)
1a. Sessão
BELCH, G.E. ; BELCH, M.A. Propaganda e Promoção. 7a. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. Cap. 5 (L)


2a. Sessão
IKEDA, A.A. & CRESCITELLI, E. O efeito potencial da comunicação integrada de marketing. Revista Marketing, maio de 2003. (AE)
KLIATCHKO, J. G.. Revisiting the IMC construct. International Journal ofAdvertising, 2008, Vol. 27 Issue 1, pp.133-160. (AE)

3a. Sessão
FIGUEIREDO, J.B.; CRESCITELLI, E. Brand Equity Evolution: a System
Dynamics Model. Brazilian Administration Review - BAR, Curitiba, v. 6, n. 2, art. 2, p. 101-117, Apr./June 2009. (AE)
HUDSON, S.; HUDSON, D. Branded Entertainment: A New Advertising Technique or Product Placement in Disguise? Journal of Marketing Management, 2006, 22, PP. 489-504 (AE)

4a. Sessão
HOEFFLER, S. KELLER, K.K. The marketing advantages of strong brands in Journal of Brand Management, VOL. 10, NO. 6, 421–445 AUGUST 2003. (AE)
SHERRY, J.F. Significado da marca. in TYBOUT, M. ; CALKINS, T. (org.). Branding. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 3 (L)

5a. Sessão
CRESCITELLI, E. Crise de credibilidade da propaganda: considerações sobre seu impacto na eficácia da mensagem. Revista FACOM – Faculdade de Comunicação da FAAP, 2004, 2o. semestre. (AE)
KUMMAR, N. Kill a brand. Harvard Business Review, December, 2003. (AE)

6a. Sessão
KUNSCH. M.M.K. Relações Públicas e Comunicação Organizacional: das práticas à institucionalização acadêmica - Revista Organicom, 2011 - revistaorganicom.org.br (AE)
STAMMERJOHAN, C. ; WOOD, C. ; CHANG, Y. ; THORSON, E. an empirical investigation of the interaction between publicity, advertising, and previous brand attitudes and knowledge. Journal of Advertising, vol. 34,no. 4 (Winter 2005), pp. 55–67. (AE)


7a. Sessão
FRIEND, S,C ; WALKER P. H. . Welcome to the new world of merchandising. Harvard Business Review, November, 2001, pp. 133-141 (AE)
LEITE, R.H. ; BORGES, A. Merchandising e promoção de vendas: o marketing aplicado no ponto de venda para otimização dos resultados. 28/11/2007 http://www.portaldomarketing.com.br (AE)


8a. Sessão
PAYNE, A.; FROW, P. Strategic Framework for Customer Relationship Management. Journal of Marketing, vol. 69, no. 4 (October 2005), pp. 167-176 (AE)
BOULDING, W., STAELIN, R.; EHRET, M.; JOHNSTON, W. J. A Customer Relationship Management Roadmap: What Is Known, Potential Pitfalls, and Where to Go. Journal of Marketing, Vol. 69, No. 4 (October 2005), pp. 155-166. (AE)

9a. Sessão
BERNOF, J; LI, C. Harnessing the Power oh the Oh-So-Social Web. Mit Sloan Management Review, v. 49, n. 03, p. 35-42, 2008 (AE)
KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the World, Unite! The Challenges and Opportunities of Social Media. Business Horizon, v. 56, p. 59-68, 2010 (AE)

10a. Sessão
REIJMERSDAL, E.V.; NEIJENS,P.; SMIT,E.G. A New Branch of AdvertisingReviewing Factors That Influence Reactions to Product Placement. Journal of Marketing Reasearch. Dec, 2009, pp 429 – 449. (AE)
TROY, E.; STACY, M.; TIPHANE, D. Viral Marketing: Industry Insiders' Insighton the Impact of Diffusion, Variation, and Selective Retention. Conference Papers - International Communication Association, 2009 Annual Meeting, p1-26, 26p. (AE)

11a. Sessão
BRAUN-LATOUR, K.A & LATOUR, M.S. Assessing the long-term impact of a consistent advertising campaign on consumer memory. Journal of Adverertising, Summer 2004, V.22, no. 2 (AE)
LAWES, R. Demystifying semiotics: some key questions answered. International Journal of Market Research, Third quarter, 2002, Vol. 44, pp.251-264 (AE)

12a. Sessão
COULDRY, N. Does the media have a future? European Journal of Communication. 2009, Vol 24(4): 437-449 PP. (AE)
NUNES, F.P. Propaganda de massa x Zapping. Revista HSM. Ano II, No. 63, pp 104-112, jul/ago, 2007.(AE)

13a. Sessão
SCHULTZ, D.E. SCHULTZ, H.F. Mensurando o valor da marca. in TYBOUT, M.; CALKINS, T. (org.). Branding. São Paulo: Atlas, 2006 Cap. 13 (L)
SWAIN, W.N. Perceptions of IMC after a decade of development: Who’s at the wheel and how can we measure success? Journal of Advertising Research, March, 2004, p.46 (AE)

14ª. Sessão
GRÖNROOS, C. The relationship marketing process: communication, interaction, dialogue, value. Journal of Business & Industrial Marketing Volume 19 • Number 2 • 2004 • pp. 99-113 AE)
KAKYANAM, K. ; ZWEBEN, M. A mensagem certa na hora certa. Harvard Business Review, vol. 84, no.11, pp. 66-74, novembro, 2006 (AE)


15a. Sessão
CHAVALIER, M. ; MAZZALOVO, G. Pró logo. Marcas como fator de progresso. São Paulo: Panda Books, 2007. Cap. 3 (AI)
REVISTA ADVERTISING. A propaganda no banco dos réus. Fev, 2011