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Política dos Negócios no Varejo


Disciplina: EAD5892-7

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
O objetivo central da disciplina é discutir, por um enfoque estratégico, as grandes decisões do varejo: escolhas do segmento em que vai atuar; dos formatos organizacionais; do mix de produtos; do elenco de fornecedores; da política de preços; do composto promocional; do mix de serviços; e da localização das lojas. Em outras palavras, trata-se de uma disciplina voltada para questões de política dos negócios e não para aspectos operacionais da administração varejista. Pretende-se que, no final das atividades, o aluno esteja a par as principais questões estratégicas relacionadas ao comércio varejista.

Justificativa:
O varejo é atualmente uma indústria global e de alta tecnologia. A intensa competitividade em seus diversos mercados põe à prova diariamente as competências estratégicas e de gestão de seus executivos e colaboradores. As especificidades dessa indústria complexa provocam questões de políticas de negócios que têm recebido a atenção de centros de pesquisa acadêmica, notadamente em estreita colaboração com organizações varejistas, bem como com instituições de regulação ou relacionadas à distribuição e consumo de bens e serviços.

Conteúdo:
Aula 1: O mercado de consumo
Aula 2: Comportamento do consumidor e segmentação. Irracionalidade no consumo;
Aula 3: Tipos de operações varejistas;
Aula 4: Estratégia varejista;
Aula 5: Previsão de demanda;
Aula 6: Estratégias de distribuição e localização de lojas;
Aula 7: Ambientação no varejo;
Aula 8: Propaganda e promoção no varejo;
Aula 9: Gestão do relacionamento com o cliente;
Aula 10: Estratégias de apreçamento;
Aula 11: Prevenção de perdas;
Aula 12: Sortimento;
Aula 13: Estratégias financeiras
Aula 14: Sistemas de informação e gestão da cadeia de suprimentos
Aula 15: Apresentação preliminar dos artigos

Avaliation methods:
Participação nos debates (20%)
Exposições – contribuições (40%)
Trabalho final – artigo (40%)

Notas:
São previstas palestras de executivos convidados e visitas a operações varejistas, bem como instituições relacionadas ao varejo.

Bibliografia:
Beisel, J. L. Contemporary Retaling, Mac Millan, NY, ed. 2, 1993.

Berman, B. & Evans, J. R. Retail Management. A Strategic Approach, Prentice Hall, USA, ed.12, 2013.

Levy, M. & Weitz, B. Retailing Management, McGraw – Hill Irwin, NY, ed. 8, 2012.

McGoldrick, P. L. Retail Marketing, McGraw – Hill, Londres, ed. 2, 2002.