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Gestão Estratégica de Marketing e Marketing Estratégico


Disciplina: EAD5860-7

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Apresentar conceitos e técnicas do marketing estratégico, subordinada a uma filosofia de orientação para mercado, realçando sua função no contexto da administração estratégica e da estratégia competitiva da empresa.
- Discutir as bases do marketing estratégico e dos modelos de análise estratégica para a alocação de recursos sob a ótica do marketing estratégico

Justificativa:
Trata-se de um curso que aborda simultaneamente o sistema hierárquico de decisões empresariais do ponto de vista corporativo, mediante uma abordagem que traça um paralelo com a gestão estratégica de marketing e seu papel no desenvolvimento e implantação de estratégias de crescimento e competitiva.

Conteúdo:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E MARKETING ESTRATÉGICO

1. Bases Conceituais para o Marketing Estratégico

1.1. Conceitos e Dimensões de Estratégia
1.2. Processo de Formação de Estratégias
1.3. Perspectivas Genéricas sobre Estratégia
1.4. Questões Básicas do Planejamento Estratégico
1.5. Modelo de Análise Estratégica: Corporativo – Unidade de Negócio - Marketing

2. Marketing e Competitividade

2.1. Valor na Perspectiva de Marketing: Valor para o Cliente, Valor do Cliente (Customer Equity)
2.2. Marketing e Orientação para Mercado e para Valor
2.3. Competição, Estratégia Competitiva e Marketing
2.4. Modelos de Posicionamento Competitivo; Porter, VBR, Modelo Delta, Triângulo Estratégico de Kenichi Omae, Mapa Estratégico de Kaplan
2.5. Análise da Concorrência sob a Perspectiva de Marketing

3. Evolução do Pensamento Estratégico

3.1. Pensamento Estratégico
3.2. Orçamento e Controle Financeiros
3.3. Planejamento de Longo Prazo
3.4. Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios
3.5. Planejamento Estratégico Corporativo
3.6. Administração Estratégica
3.7. Evolução do Pensamento de Marketing

4. Plano Estratégico Corporativo e Marketing

5. Administração Estratégica e Marketing Estratégico

5.1. Sistema de Marketing e a Hierarquia das Decisões: Sistema de Marketing Operacional e Sistema de Marketing Estratégico
5.2. Matriz de Impacto
5.3. Planejamento Operacional de Marketing
5.4. Administração Estratégica de Marketing: Decisões Estratégicas X Táticas X Operacionais de Marketing: Vetores da Estratégica de Marketing

6. Bases para a Avaliação das Oportunidades de Mercado

6.1. Curva de Experiência
6.2. Ciclo de Vida do Produto

7. Análise Estratégica para Alocação de Recursos

7.1. Análise de Portfolio de Produto
7.2. Atratividade de Mercado
7.3. PIMS

8. Segmentação de Mercado e Posicionamento

9. O Plano Estratégico de Marketing

10. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing

10.1. Formulação de Estratégia
10.2. Abordagem Integrada para Definição e Análise Estratégica de Mercado

11. Temas Selecionados

11.1. Gestão da Marca e Brand Equity
11.2. Produtividade da Estratégia de Marketing

Avaliation methods:
1. Tarefas a serem realizadas e avaliadas:
• Grupo: Respostas às questões que foram discutidas em classe (entrega da versão final, sempre na aula seguinte àqu

Notas:

Bibliografia:
1. AAKER, D. S. Administração estratégica de mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 5ª. Edição, 2001.
2. BARROSO DE SIQUEIRA, A. C. Segmentação de Mercados Industriais, Editora Atlas. 2000.
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