Disciplinas

Prospecção do futuro e estratégia


Disciplina: EAD5813-9

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
• Introduzir os conceitos de prospecção do futuro e corporate foresight como modernas técnicas administrativas de planejamento estratégico e processo de decisão.
• Oferecer os instrumentos de trabalho necessários para o uso apropriado de técnicas quantitativas e qualitativas na prospecção de futuro.
• Exemplificar, por meio de casos, como estas técnicas de prospecção são utilizadas na análise de impactos na estratégia e decisão no âmbito do governo, setores e empresas.
• Fazer com que o aluno elabore um estudo original de prospecção de futuro até o final do curso.

Justificativa:


Conteúdo:
Tema
1.O processo de inovação e prospecção do futuro;
2. Corporate Foresight e a estratégia das organizações;
3. Extrapolação de tendências;
4. Método Delphi: conceitos;
5. Método Delphi: caso e exercício;
6. Elaboração de cenários: conceitos;
7. Elaboração de cenários: abordagens;
8. Elaboração e uso de cenários: aplicações e caso;
9. Foresight e technology roadmaps;
10. Monitoria Tecnológica: análise bibliométrica e patentes;
11. Trabalhos da disciplina;
12. Trabalhos da disciplina;
13. Trabalhos da disciplina;
14. Trabalhos da disciplina
15. Trabalhos da disciplina.

Avaliation methods:
Serão realizados seminários com avaliação e elaborado um trabalho de aplicação ao longo do curso, apresentado em forma de artigo científico ao final do curso.

Notas:
Pré-requisitos: não há

Estratégias de Ensino/Tipo de aula: Aulas expositivas e discussão de casos e exemplos apresentados pelos professores. Seminários, pesquisa de materiais e realização de um trabalho de aplicação de prospecção de futuro pelos alunos.

Recursos Didáticos: Textos, estudos de casos, simulações e exercícios de aplicação.

Bibliografia:
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