Disciplinas

Seminario de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Administração


Disciplina: EAD5750-10

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Propiciar aos alunos a oportunidade de elaborar, apresentar e discutir em classe o seu projeto de tese em Administração.
Apoiar os alunos na evolução destes projetos, dirimindo dúvidas e promovendo ajustes necessários, valendo-se da contribuição dos pós-graduandos e do professor durante as discussões em classe

Justificativa:
Este curso visa preencher uma lacuna, muito sentida por vários estudantes, entre o conhecimento da teoria sobre metodologia da pesquisa cientifica e a entrega do projeto de qualificação para o Doutorado. Assim, durante o curso os alunos terão a oportunidade de trabalhar sobre seu projeto de pesquisa, a partir de um pré-projeto apresentado como requisito para inscrição na disciplina. Com apoio do docente, dos demais alunos e de materiais específicos, os alunos progridirão ao longo do curso na elaboração do projeto, com entregas parciais e discussões em sala de aula.

Conteúdo:
CONTEUDO:

Class Content
1a

- Apresentação da disciplina: alunos, professor, programa e método de trabalho
- Discussão: Quais as Características Ideais de uma Tese em Administração numa Instituição como a FEA/USP?
2ª.
- Discussão: Avaliação de Teses já elaboradas
- Apresentação: Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração
3ª.
Apresentação e discussão com os alunos acerca de suas linhas de Pesquisa, pré-propostas apresentadas e orientadores. Primeiro feed-back do professor

4a
Apresentação de 2 projetos (1a fase) elaborados pelos alunos
5ª.
Apresentação de 2 projetos (1a fase) elaborados pelos alunos
6a.
Apresentação de 2 projetos (1a fase) elaborados pelos alunos
7a
Apresentação de 2 projetos (1a fase) elaborados pelos alunos
8a.
Apresentação de 2 projetos (1a fase) elaborados pelos alunos
9ª.
Apresentação de 2 projetos (2a fase) elaborados pelos alunos
10ª.
Apresentação de 2 projetos (2a fase) elaborados pelos alunos
11ª.
Apresentação de 2 projetos (2a fase) elaborados pelos alunos
12ª.
Apresentação de 2 projetos (2a fase) elaborados pelos alunos
13ª.
Apresentação de 2 projetos (2a fase) elaborados pelos alunos
14ª.
Apresentação final (5 projetos) dos alunos
15ª.
Apresentação final (5 projetos) dos alunos

Avaliation methods:
O desempenho individual de cada pós-graduando será avaliado através de sua participação nas atividades propostas pelo professor no decorrer das aulas e por meio

Notas:
Estar matriculado no curso de doutorado do PPGA
Ter sido aprovado na disciplina de Metodologia de Pesquisa I e em alguma de Estatística Básica ou Avançada .
Apresentar o projeto elaborado na disciplina de Metodologia de Pesquisa (ou outro), devidamente atualizado e em condições de se transformar em seu projeto final de tese.
Ter o nome do orientador definitivo já definido, indicação formal do mesmo para cursar a disciplina e possibilidades de acesso ao mesmo durante o semestre.


Bibliografia:
Esta disciplina se caracteriza por ser eminentemente prática. Por conseguinte, a maioria da bibliografia básica sobre metodologia da pesquisa cientifica já foi indicada nas disciplinas que constituem pré-requisito, as quais, supostamente, são do conhecimento dos participantes. No entanto, uma bibliografia mais seletiva e avançada é apresentada a seguir:

ALON, U.- How To Choose a Good Scientific Problem. Molecular Cell 35, September 25, 2009.
BERG, B.L. (2001). Qualitative Research Methods for the Social Sciences. Massachusetts: Allyn & Bacon.
COTA, M., IKEDA, A. SBRAGIA, R.- Lições Aprendidas no Desenvolvimento de Dissertações e de Teses em Administração. Artigo apresentado no XI Semead, FEA/USP, junho, 2008.
COX, J. W. & HASSARD, J.- Triangulation in Organizational Research: A Re-Presentation Organization Articles, Volume 12(1): 109–133, 2007.
CRESWELL, 2013- Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 3rd Edition, 2007.
DENZIN N.K. and LINCOLN, Y.S. Handbook of Qualitative Research. Sage Publications, California, 1994.
EISENHARDT, K. M. & GRAEBNER, M.E. Theory Building from cases: opportunities and challenges. Academy of Management Journal, 2007
EISENHARDT, K.M. “Building Theories from Case Study Research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-548.
GODOY, S. A.- Refletindo sobre Critérios de Qualidade da Pesquisa Qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. Volume 3, Número 2, mai./ago. 2005.
ISAAC, S. & MICHAEL, W. B.- Handbook in Research and Evaluation for Educational and Behavioral Sciences. Edits Publishers, 1st Edition, 1971.
KAPLAN, B. and DUCHON, D. "Combining Qualitative and Quantitative Methods in Information Systems Research: A Case Study," MIS Quarterly (12:4) 1988, pp. 571-587.
KERLINGER, F. N.- Foundations of Behavioral Research, Holt Rinehart Winston, 2o. Edition, 1973.
LANGLEY, A. “Strategies for Theorizing from Process Data,” The Academy of Management Review, (24:4), 1999, pp. 691-711.
LEE, A.S.- Integrating positivist and interpretative approaches to organizational research. Organizational Science, Vol 2, No. 4, 1991.
LEE, Allen, "Reviewing a Manuscript for Publication", Published as an invited note in Journal of Operations Management 13 (1) July 1995), pp.87-92. http://www.people.vcu.edu/~aslee/referee.htm
TELLES, R.- A efetividade da matriz de amarração de Mazzon nas pesquisas em Administração, RAUSP, Vol. 36, No. 4, 2001.
VASCONCELLOS, L. & GUDES, L.F.A.- E-Surveys: Vantagens e Limitações dos Questionários Eletrônicos via Internet no Contexto da Pesquisa Científica. Artigo apresentado no Semead, FEA/USP, 2010.
WEBSTER, J., WATSON, R., "Analyzing the Past to Prepare for the Future: Writing a Literature Review, MIS Quarterly, (26: 2), 2002.