Jacques Marcovitch

Jacques Marcovitch

Formado em Administração em 1968 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Jacques Marcovitch realizou seu mestrado na Owen Graduate School of Management, Vanderbilt University, e obteve o grau de doutor pela USP em 1973. Tornou-se reitor da USP, entre os anos de 1997 e 2001. Em 2016 recebeu o título de professor emérito da FEAUSP.

Atuou também no setor público. Foi presidente das Companhias de Energia do Estado de São Paulo, entre 1986 e 1987. No ano de 2002, foi secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Atualmente é Professor Sênior da FEAUSP e do IRI-USP (Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo). É membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID) em Genebra, Suíça.

Publicou mais de uma dezena de livros e inúmeros artigos e ensaios com repercussão no meio acadêmico e fora dele. Sua contribuição concentra-se nas áreas de estratégia e inovação, energia, florestas e meio ambiente, governança universitária, pioneirismo empresarial e relações internacionais.