Lenita Corrêa Camargo

Natural de Tietê, no estado de São Paulo, a professora Lenita Corrêa Camargo foi pioneira na área de Finanças no departamento de Administração, tendo feito parte do primeiro corpo docente da Faculdade, como Auxiliar de Ensino, na equipe do professor Dorival Teixeira Vieira. Formada em Ciências Sociais pela FFCL, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fez seu doutorado em Economia Política, na FEAUSP, em 1958, na então Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da USP. Foi titular da Cadeira XXIII – Finanças de Empresas e Política de Negócios, responsável pelas disciplinas de Finanças.

Foi na Cadeira XXIII que se regeu o ensino de Política de Negócios, com duas características especiais: a parte teórica baseava-se num livro de teoria e casos da Harvard Business School, e a FCEA foi assim uma das primeiras escolas a utilizar casos de Harvard, enquanto a parte prática baseava-se nos Jogos de Empresas, que até hoje fazem parte das estruturas curriculares de Administração e de Contabilidade na atual FEA.

A professora emérita coordenou programas especiais para técnicos e executivos, especificamente de Contabilidade e Finanças para funcionários do Ministério de Minas e Energia, os quais foram precursores de programas da do Instituto de Administração (IA), que antecedeu a Fundação Instituto de Administração (FIA). Ela também fez parte do primeiro Conselho Curador designado pelos instituidores da Fipecafi.

Lenita Corrêa Camargo foi membro da Congregação de 1964 a 1978.