Eventos Científicos

 

Eventos vinculados ao Departamento com o envolvimento do Mestrado Profissional em Empreendedorismo: 

- SCIBIZ – SCIENCE MEETS BUSINESS
O SciBiz - Science Meets Business teve sua primeira edição em 2018, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). 

Trata-se de um novo evento conjuntamente organizado pelo Departamento de Administração, pelo PPGA e pelo Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA com o objetivo de reunir a universidade, as empresas e o governo para discutir temas que sejam relevantes tanto para a academia quanto para a prática e, assim, gerar impacto e benefícios para a sociedade.

O evento busca fomentar a pesquisa e discussão com a comunidade acadêmica e com o mercado sobre novas alternativas de como acelerar o processo de transformação da invenção em inovação e de como integrar a inovação gerada na academia com o empreendedorismo que ocorre na prática. Tem como objetivo estabelecer uma agenda contínua de pesquisas na área de inovação e empreendedorismo, por meio da realização de conferências anuais visando apresentar os resultados de novas pesquisas desenvolvidas. Essas conferências contam com a presença de pesquisadores brasileiros, estrangeiros e centros de excelência em pesquisa nessa área, considerando-se todos os aspectos e atores que regem as interações entre academia-indústria-governo. Em 2018 foram 82 participantes, recebemos os palestrantes internacionais: Henry Etzkowitz - Stanford University e Presidente do International Triple Helix Institute; Max von Zedtiwitz - GLORAD - Director e consultor global em inovação (China, EUA, EU, Russia); Barbara Freeman - Berkeley - University of California  - consultora do World Bank em empreendedorismo de impacto socioambiental; Henry Lopez Veja - University of Jonkoping – Suécia - especialista em Open Innovation; Ekaterina Vainberg - Centro de Empreendedorismo de Moscou - especialista em incubação e aceleração de startups.


- SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD/FEA/USP

A edição de 2018, que ocorreu em 07, 08 e 09 de novembro, teve como objetivo manter a sua consolidação no cenário nacional e a ampliação e o fortalecimento de sua atuação no cenário internacional, criando um ambiente de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores do Brasil e do Exterior.

 Nessa edição, foram recebidas 2.285 submissões de trabalhos, contou com a participação de mais de 2.188 autores e congressistas, 68 projetos de doutorado para o Consórcio Doutoral e 35 projetos para o novo Encontro Pré-Doutoral. O evento contou com 345 sessões paralelas de apresentações e debates dos trabalhos científicos, e teve participação de quatro renomados pesquisadores internacionais (keynote speakers), mantendo o ideal de inserção internacional do evento com o importante apoio da FAPESP, CAPES/PROAP e CNPq, que viabilizaram a continuidade dessas e outras atividades. Em 2018, foi também continuado o Sapiens, workshop de aprimoramento de artigos por meio da discussão (mesa redonda) entre estudantes de pós-graduação e novos doutores (autores dos artigos). Manteve-se também na programação os Workshops Metodológicos, com a realização de 32 oficinas metodológicas e 2 minicursos de pesquisas qualitativa e quantitativa. Em 2018 foram também mantidos os “Business Cases”, plenárias de debate com executivos de grandes organizações, moderados por professores especialistas da temática discutida. Ainda sobre conexões internacionais, os convênios com a Academia Europea de Dirección y Economía de la Empresa (AEDEM) e com o Conselho Latino Americano das Escolas de Administração (CLADEA) foram mantidos. No que se refere ao ambiente nacional, um novo convênio de parceria foi estabelecido com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). 

Na edição de 2018, os melhores trabalhos foram indicados para publicação em Fast-Track, incluindo dois periódicos internacionais e periódicos Qualis A2.

O SemeAd conta ainda com a participação de painelistas e keynotes speakers internacionais, e com a realização de um Consórcio Doutoral, que precede o evento, e de sessões de desenvolvimento de artigos (intitulada “Sessão Sapiens”) que permite que os autores recebam sugestões de aperfeiçoamento de seus artigos diretamente de pesquisadores seniores em seus temas. O SemeAd tem como princípio procurar garantir a acessibilidade a pesquisadores e alunos de todo o país, e isso se reflete em taxas de inscrição compatíveis com essa realidade. Em 2018 foram 1.292 participantes, 2.276 trabalhos recebidos, 1.126 trabalhos aprovados. Em 2017 foram 1.269 participantes, 2.355 trabalhos recebidos, 1.096 aprovados. 

- EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Empreendedorismo
A edição de 2018, que ocorreu em 05, 06 e 07 de novembro, teve como objetivo discutir experiências de administração na perspectiva teórico–empírica no contexto dos mestrados profissionais.  O evento foi realizado em parceria com o evento Semead. Em 2018 foram 153 participantes, foram recebidos 138 relatos técnicos, sendo 91 relatos técnicos aprovados para apresentação. Em 2017 foram 145 participantes, foram recebidos 120 relatos técnicos, sendo 95 relatos técnicos aprovados para apresentação. Os melhores trabalhos foram, em ambas as edições foram indicados para publicação em Fast-Track.
Palestrantes: Keynote Speaker
MARCO DE BIASI - Partner at Laas (Latin America Angels Society) e Diretor do Founder Institute em Sao Paulo
Tema: Desafios no financiamento de startups early stage no Brasil
VIVIEN ROSSO - Current CEO at A.C. Camargo Cancer Center
Tema: Evolução do modelo de negócio do A.C. Camargo
LUÍSA CAGICA CARVALHO - Professora coordenadora do Departamento de Economia e Gestão na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal 
Tema: Business Incubation and start ups: Can we find differences between Brazil and Portugal