Estrutura curricular do programa

A concepção de pesquisa do MPE pode ser vista de uma visão sistêmica.  Os insumos são formados por um conjunto de capacitações e competências essenciais, com destaque para o Projeto Pedagógico (Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Projetos-Eixos) e o Corpo Docente. Os processos de pesquisa e ensino, articulados pelo Projeto Pedagógico e executados pelo corpo docente demandam um conjunto de atividades articuladas como o fomento à pesquisa e eventos, seleção e orientação de estudantes, intercâmbios, relação com graduação entre outros. Estes processos criam as condições para alcançar os objetivos de formação de pessoas como pesquisadores e a produção intelectual, expressa em artigos, livros e outras formas.  
A ligação entre a Área de Concentração, as Linhas de Pesquisa e os Projetos-Eixos leva em consideração todos os parâmetros de desempenho definidos pela CAPES.

1. Área de Concentração: Empreendedorismo
A área de concentração do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP destina-se ao estudo dos conhecimentos relacionados aos processos empreendedores nas organizações, que envolvem o conjunto de ações de renovação estratégica, criação, inovação e geração de novos negócios. Busca-se analisar as atividades, características, efeitos sociais e econômicos e os métodos de suporte usados para facilitar a atividade empreendedora no contexto da área que representa a competência central do curso.

2.  Linhas de Pesquisa: 
O MPE apresenta duas linhas de pesquisa:

LP I: Empreendedorismo 
Considera as ações inovadoras e os novos negócios que ocorrem no âmbito de organizações estabelecidas. Essa linha de pesquisa contempla os diferentes tipos de inovação (ex.: inovação de produtos e serviços; inovação de processos; inovação de gestão ou organizacional; inovação de modelo de negócios) que ocorrem nas organizações estabelecidas, as ações de interação entre estas e empresas nascentes (ex.: iniciativas de corporare venturing), bem como as iniciativas de empreendedorismo interno (ou intraempreendedorismo).

 LP II: Inovação 
Contempla as ações direcionadas à criação de novas empresas de alto impacto (particularmente de caráter inovador e/ou de base tecnológica, ou ainda startups) e crescimento dessas empresas (também conhecido como fase de scale-up). Essa linha de pesquisa também aborda o relacionamento dessas empresas com o ecossistema de inovação, que inclui as incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, fontes de financiamento, governo, universidades, etc.

O Mestrado Profissional em Empreendedorismo é um curso semestral. As disciplinas possuem 8 créditos (60 horas-aula) ou 4 créditos (30 horas-aula).
O curso exige o desenvolvimento de um trabalho final obrigatório na forma de dissertação que corresponde a 64 créditos. O aluno deverá cursar 64 créditos em disciplinas.
A carga horária disciplinar e atividades extraclasse, incluindo a defesa da dissertação, estão programadas para serem cumpridas em 24 meses, não podendo exceder um período máximo total de 30 meses.