Regras para Credenciamento de docentes

Critérios de Credenciamento de Docentes

Por se tratar de uma instituição pública, a FEA-USP possui um processo de credenciamento criterioso e relativamente demorado. Por isso, o planejamento para a renovação do quadro permanente é relativamente complexo. A seguir, são elencadas as exigências para o credenciamento de orientadores do MPE da FEA-USP. Essas exigências estão formalizadas no regulamento do Programa e seguem os padrões estabelecidos pela Universidade de São Paulo.
A decisão sobre o credenciamento de um orientador será baseada em seu desempenho científico. O docente será avaliado por sua capacidade de conduzir um projeto de pesquisa e gerar publicações em periódicos com arbitragem.

Será considerada sua participação em congressos e estágios de pós-doutorado. A coordenação e a participação do docente em projetos de pesquisa serão valorizadas.

1) Para obter o credenciamento ou recredenciamento como orientador no mestrado em Empreendedorismo, o docente deverá atender os seguintes requisitos:
a. Titulação mínima de doutor com validade nacional ou cuja equivalência seja reconhecida pela Universidade de São Paulo.
b. Linha de Pesquisa claramente definida e relacionada à área junto à qual está sendo solicitado o credenciamento.
c. Como mínimo de produção científica, são exigidas no período de cinco anos ou a partir da conclusão do doutorado, quando inferior a este prazo: - 2 (duas) publicações em periódicos científicos com processo de arbitragem (ou 2 capítulos de livros); ou 1 (uma) publicação em periódico científico ou 1 capítulo de livro e duas participações em congressos com artigo publicado nos anais; ou 1 publicação de livro como autor ou coordenador; ou 1 (um) artigo em revista internacional com processo de arbitragem.
d. O mérito acadêmico da produção científica será julgado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), com base em parecer ad hoc.

2) A Coordenação e participação do docente em projetos de pesquisa financiados é um requisito desejável, para o credenciamento.

3) Em caso de recredenciamento, é requisito obrigatório a responsabilidade por disciplina de pós-graduação no programa. Além disso serão analisados de forma global os seguintes quesitos: número de alunos titulados, número de alunos egressos sem titulação e existência de pele menos uma produção científica derivada das teses ou dissertações orientadas nos últimos cinco anos.

4) Para credenciamento de co-orientador: deverá ser portador, no mínimo do título de doutor. O orientador do aluno deverá encaminhar à CCP justificativa para aceitação da co-orientação, projeto do aluno e currículo lattes do co-orientador proposto. Na análise priorizará a afinidade do projeto com a linha de pesquisa do aluno com a do co-orientador.
- Programa Professor Visitante;
- Processo Seletivo Discente