Inovação e Gestão Tecnológica

Esta linha de pesquisa tem como foco o estudo da gestão da inovação tecnológica e da informação. Pesquisa e desenvolve conceitos e modelos gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, centros de tecnologia cativos e organizações afins. Esta linha beneficia-se do relacionamento que mantém com universidades estrangeiras. Os pesquisadores ativos nesta linha de pesquisa realizam o Simpósio de Ciência e Tecnologia, evento que reúne a pesquisa nacional e internacional relevante na área e em diferentes associações científicas internacionais como a International Association of Management of Technology - IAMOT e a Associação Ibero-Americana de Tecnologia ALTEC. A seguir, apresentam-se os programas, núcleos e grupos de pesquisa que apoiam esta linha:

PGT - Programa de Gestão Tecnológica e o Núcleo de Gestão Tecnológica da USP congregam as competências disponíveis nos Departamentos de Administração, Economia, Engenharia de Produção, além do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), do Departamento de Epidemiologia e do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da Universidade de São Paulo. O conjunto dessas iniciativas gera um capital intelectual que permite ao PGT/USP deter competências diferenciadas na área de gestão da inovação tecnológica.

PROINFO-Edu - Programa de Informática e Educação: o relacionamento internacional nesse programa se dá com a Universidade da Georgia, a Sloan School of Management MIT, a Universidade de Illinois e a Harvard, nos EUA.

GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DA DECISÃO: o grupo desenvolve pesquisas explorando o uso da tecnologia da informação e métodos quantitativos nas empresas, com o objetivo de explorar o uso de ferramentas deste tipo no apoio à decisão.

GRUPO DE PESQUISA DE GESTÃO DA INFORMÁTICA: tem como objetivo estudar a gestão da tecnologia da informação nas organizações, contemplando o seu uso no mercado de bens e serviços e no ensino.

GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: o objetivo primordial é a ampliação do conhecimento em gestão da Tecnologia da Informação, visando ao desenvolvimento de teorias, modelos e práticas para aplicação nas organizações.

Departamento:

Área de pesquisa: 
Administração