História do departamento

Histórico

O departamento surgiu em 1964, mas sua semente foi plantada em 1946, com a criação do Instituto de Administração (IA) no âmbito da FEA. O professor emérito do EAD/FEA/USP Sérgio Baptista Zaccarelli (1931-2013) e seu mestre e mais tarde colega, o Prof. Ruy Leme (1925-1997), juntos, arquitetaram as bases, com outros professores da EAESP/FGV e da Michigan State University, de um futuro curso de administração de empresas no Brasil. Esses dois professores lideraram a expansão do departamento de Administração, de forma alternada na chefia do mesmo nos anos de 1970 a 1985.

Desde o início, o departamento já assumia o compromisso com o ensino e a pesquisa na área, além da realização de seminários, simpósios, conferências e da prestação de serviços à comunidade. A qualidade do ensino foi mantida e aprimorada e hoje, tanto a graduação quanto a pós-graduação, são muito bem conceituadas nacional e internacionalmente. O curso de graduação tem sido o primeiro no ranking Melhores Universidades - Guia do Estudante, da Editora Abril, nos últimos anos e o Programa de Pós-Graduação está entre os três melhores do país, de acordo com a CAPES, tendo alcançado a nota máxima 7 nos dois últimos triênios (2008 a 2013).  A cada ano, são mais de mil alunos cursando graduação e pós-graduação no departamento. A seleção dos graduandos é feita pela FUVEST e a dos alunos de pós-graduação é feita pela ANPAD, ambas de alto rigor seletivo, que garantem um corpo discente de alto nível, desde o início do curso.

O corpo docente é formado pelos mais qualificados professores da área, todos doutores, sendo que a grande  maioria possui experiência com relações internacionais e  tem grande envolvimento com a pesquisa científica. São 74 professores, além de 9 seniores, distribuídos em sete áreas: administração geral, finanças, marketing, gestão de pessoas, produção e operações, economia das organizações e métodos quantitativos e informática.

Além da excelência no ensino, o departamento de administração ainda oferece aos alunos infraestrutura de qualidade para desempenho das tarefas exigidas, tanto para as obrigações decorrentes do ensino, quanto da pesquisa, oferecendo uma larga gama de experiências internacionais e convênios com as melhores instituições de diversos países.

Ao longo de seus 40 e poucos anos de existência, o Departamento de Administração da FEA (EAD) contribuiu de forma significativa para a geração de conhecimentos teóricos inovadores que levaram a ciência da Administração a alcançar novos patamares. Esses novos conhecimentos foram materializados em centenas de trabalhos submetidos ao crivo de pares e publicados nos mais importantes periódicos da Administração no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. O reconhecimento a essas inovações teóricas encontra-se no expressivo volume de citações a trabalhos originados de professores e pesquisadores do Departamento de Administração da FEA nas suas diversas áreas.