Trancamento Parcial

Entende-se por trancamento parcial de matrícula a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

A solicitação deverá ser feita em formulário próprio disponibilizado pelo Serviço de Graduação, obedecendo-se as datas fixadas no Calendário Escolar USP. 

Para tomar ciência sobre as implicações do trancamento parcial, veja a portaria FEA-45/2007.

Será concedido o trancamento parcial em uma ou mais disciplinas desde que o número de créditos-aula, restantes na atual matrícula do aluno, não seja inferior a doze créditos-aula (Resoluções CoG 3761/90 e 4744/00).

Processo - 2º semestre de 2021

Período: 03 a 10 de setembro de 2021

Critérios:

  • Após o trancamento o aluno deve permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos-aula (Regimento Geral da USP - Artigo 73).
  • Caso o aluno já esteja matriculado abaixo de 12 créditos-aula, seu pedido será indeferido.
  • Somente para os formandos do 2º semestre de 2021: caso seu pedido seja INDEFERIDO, neste momento, por estar ou ficar matriculado após o trancamento parcial em menos de 12 créditos-aula, ao final do semestre, se for confirmada sua conclusão de curso, seu pedido em caráter excepcional será alterado para DEFERIDO (Artigo 73 do Regimento Geral da USP).
  • Conforme Artigo 4º da Portaria FEA-28 de 17 de abril de 2012, não será autorizado o trancamento total ou parcial de matrícula ao aluno que for reintegrado ao curso.

 Resultado: 

  • Publicado em 20.09.2021
  • O(A) aluno(a) pode verificar o deferimento, diretamente, em seu histórico escolar, via JúpiterWeb. O status da disciplina passará de "MA" (matriculado) para "T" (trancado).

Atenção: Dúvidas sobre exclusão de disciplina, neste semestre, por favor, entrar em contato diretamente com a Secretaria de Graduação do seu Curso, através dos contatos:

          - EAE _ lucianogasperin@usp.br

          - EAD _ sgead@usp.br 

          - EAC _ eacgrad@usp.br 

ObservaçãoPara tornar mais simples o processo de preenchimento (sem a necessidade de impressão do formulário) e envio do requerimento, por favor, siga às orientações abaixo:   

Passo a Passo - 1º, clicar no requerimento, após, fazer o download (por exemplo na área de trabalho do seu computador) e salvar. Em seguida, no arquivo salvo no seu computador, abrir o requerimento e realizar o preenchimento completo, depois salvá-lo (tipo de arquivo Adobe PDF). Para concluir o processo deve realizar o envio através do seu e-mail @ USP.br  para o Serviço de Graduação da FEAUSP (alunofea@usp.br).

Dúvidas, fale conosco - alunofea@usp.br