Aproveitamento de estudos

- Os alunos dos cursos de graduação da FEA-SP poderão solicitar os aproveitamentos de estudos pretendidos em período definido anualmente pela Comissão de Graduação.

- Não serão recebidos pedidos formulados posteriormente ao prazo estipulado pela Comissão de Graduação.

- Compete ao Conselho do Departamento, ou órgão responsável, opinar a respeito da equivalência de disciplinas cursadas na Universidade de São Paulo ou em outras instituições de ensino superior, para fins de Aproveitamento de Estudos nos cursos de graduação.

- Os pedidos de aproveitamento de estudos serão homologados pela Comissão de Graduação da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável.

- Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para a integralização do respectivo currículo de acordo com o artigo 79 do Regimento Geral da USP.

- Para maiores informações, favor ler a Deliberação C.G. 02.2017, que dispõe sobre solicitação e análise de aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da FEA/USP

- Aproveitamento de estudos em disciplinas Optativas Livres Cursadas na USP ofício C.G. 188 de 06 de dezembro de 2018.

Processo 2020 - Resultado

Publicado em 02_06_2021

Pareceres: Deferido, indeferido ou em análise (o requerimento está sendo analisado)

Atenção - A partir do dia 03 de junho de 2021, o aluno que possui pedido em análise pode encaminhar e-mail ao Serviço de Graduação da FEA (alunofea@usp.br), solicitando informações sobre a tramitação deste. Para agilizar, deverá informar seu número USP e sigla da disciplina.

Processo 2021  

Ocorreu no período de 15 a 28 de junho de 2021, via formulário eletrônico.

Informações:

No formulário disciplinas obrigatórias, eletivas (cursadas dentro e/ou fora da USP) e livres fora da USP, deveria ter sido cadastrada uma disciplina a ser dispensada (exemplo: disciplina A) e até 4 disciplinas cursadas anteriormente (exemplo: disciplina 1, 2, 3 e 4) por formulário. Caso tivesse cursado um número maior de disciplinas (exemplo: 5, 6, 7...) e, pretendesse utilizar para a equivalência da disciplina A, deveria, neste caso, ter feito um 2º formulário para a disciplina A e, incluir as disciplinas faltantes (5, 6, 7......).

No formulário disciplinas livres cursadas na USP, o aluno poderia ter adicionado até 8 disciplinas cursadas por formulário. Caso quisesse incluir um número maior do que 8 disciplinas livres USP, neste caso, deveria ter feito um 2º requerimento e, incluir às disciplinas faltantes. Neste pedido só será aceito até o limite de créditos necessários para conclusão de curso do requerente, conforme estrutura curricular vigente.

Documentação obrigatória:

- O aluno deveria ter anexado, para cada pedido de equivalência solicitada, os documentos abaixo:

1) Histórico Escolar completo, chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica, que conste a disciplina cursada com respectiva nota e frequência

2) Conteúdo Programático/Ementa da disciplina que o aluno cursou com aprovação e que utilizará para solicitar o aproveitamento de estudos. Este documento deverá estar chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica

3) Para os pedidos de aproveitamento de estudos em disciplinas Optativas Livres Cursadas na USP não deverá ser anexado o conteúdo Programático/Ementa da disciplina cursada

Atenção:

 Ofício C.G. 261, de 14.06.2021 - Não recebimento de pedidos de aproveitamento de estudos com documentação incompleta e/ou sem autenticação pela I.E.S.

 Ofício C.G. 262, de 14.06.2021 - Não aplicação de provas de suficiência Acadêmica para pedidos de Aproveitamento de Estudos.

Resultado do Processo:

Publicado em 29 de outubro de 2021

Pareceres: deferido, indeferido ou em análise (o requerimento está sendo analisado)

A próxima publicação acontecerá no dia 29 de novembro de 2021

Dúvidas ou esclarecimentos, fale conosco - alunofea@usp.br