Mestrado Profissional em Empreendedorismo - Proposta de um modelo de negócios com ganho de escala: pesquisa-ação de um escritório de arquitetura

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
14/06/2019 - 09:00 até 12:00

 

Felipe De Almeida Winandy

Mestrado Profissional em Empreendedorismo - Proposta de um modelo de negócios com ganho de escala: pesquisa-ação de um escritório de arquitetura

Orientadora: Profa. Dra. Liliam Sanchez Carrete

Comissão: Profs. Drs. Marcelo Caldeira Pedroso, Marcelo Hiroshi Nakagawa e Andres Rodriguez Veloso

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo* 

Escritórios de arquitetura possuem um modelo de negócios ultrapassado, no qual grande parte dos clientes questiona o alto valor cobrado pelos profissionais ao mesmo tempo em que os arquitetos reclamam da má remuneração dos serviços prestados. No intuito de romper com essa realidade, este estudo tem como principal objetivo encontrar uma alternativa para o ganho de escala, utilizando como laboratório, a empresa do autor, um escritório de arquitetura de pequeno porte, situado na cidade de São Paulo. Valendo-se do referencial teórico de modelo de negócios, proposta de valor, customização em massa e inovação no setor de construção civil, o trabalho, uma pesquisa-ação, com a participação dos dois sócios da empresa e um integrante externo, seguiu a jornada de criação de um novo modelo de negócios composto por três ciclos: (1) problema (identificação e validação do problema enfrentado pelo público-alvo em questão); (2) solução (definição e validação da solução proposta ao problema); (3) modelo de negócios (conformação e viabilidade econômica do modelo proposto). Na primeira etapa do trabalho foi possível identificar o potencial do segmento de mercado de residências recém entregues pela construtora (unidades no contrapiso), composta por uma média de 23,6 mil unidades comercializadas por ano na cidade de São Paulo, permitindo a padronização dos processos e da produção com ganho de escala, através da customização em massa. A solução proposta na dissertação, baseada na principal necessidade do cliente, de tornar o apartamento habitável, foi a de produtizar os serviços da reforma através de pacotes, comercializados a um preço fixo, compostos por projetos de arquitetura pré-idealizados. Ao final dos ciclos e de estabelecer os onze componentes do modelo de negócios, a proposta da dissertação se mostrou com grande potencial de aplicação e ganho de escala, resultando em um fluxo de caixa positivo a partir do primeiro ano de atuação, onde o volume de clientes determinado foi de apenas 18 unidades.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos