Mestrado - A fusão ou aquisição de duas empresas beneficia os concorrentes? Evidências no Brasil

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
23/10/2019 - 14:00 até 17:00

 

Douglas Pereira Custódio

Mestrado - A fusão ou aquisição de duas empresas beneficia os concorrentes? Evidências no Brasil

Orientador: Prof. Dr. Roy Martelanc

Comissão: Profs. Drs. Ricardo Humberto Rocha, Almir Ferreira de Sousa e Alan Nader Ackel Ghani

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Muitos são os impactos que os anúncios de eventos de Fusão e Aquisição podem ter sobre o mercado de capitais. Os aspectos concorrenciais estão entre os necessários na análise deste tipo de evento. Os impactos sobre a estrutura setorial podem ser benéficos ou prejudiciais não só aos concorrentes como também aos fornecedores e consumidores. Internacionalmente, a ocorrência do anúncio de uma F&A acarreta na criação de valor para os acionistas das empresas concorrentes. Entretanto, ainda não é conclusivo as reais causas de tal efeito; isso é agravado ainda mais no Brasil, onde as pesquisas sobre o tema são escassas. Assim, este trabalho teve como objetivo geral o de identificar criação ou destruição de valor às empresas concorrentes listadas em bolsa no período de anúncio de eventos de Fusão e Aquisição. Foram analisados 123 anúncios de Fusão e Aquisição no Brasil em 5 setores: bancário, papel e celulose, construção, educação e telecomunicações. Através da metodologia do estudo de eventos, buscou-se analisar o impacto do anúncio de uma Fusão ou Aquisição sobre o valor de mercado das empresas concorrentes. Os resultados mostraram que um evento de Fusão e Aquisição é benéfico não só aos concorrentes, mas também a todas as outras empresas do mercado de capitais de setores competitivos no período de 2003 a 2017. Entretanto, o comportamento dos retornos anormais acumulados (CAR) varia conforme o padrão de comportamento do PIB setorial e do índice Bovespa e também é relativo ao tamanho do valor do negócio. Na amostra analisada constata-se que quando o mercado enxerga o target como uma ameaça, a F&A é vista como positiva para os concorrentes. Por outro lado, quando a F&A é vista de forma negativa para as outras empresas, o fator custo se torna mais relevante, visto que o aumento do poder de mercado para a empresa resultante da F&A faz aumentar seu poder de barganha frente aos fornecedores e consumidores.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

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