Mestrado em Empreendedorismo - Modelos organizacionais do departamento de marketing e possibilidades para o mercado editorial brasileiro

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
24/09/2019 - 14:00 até 17:00

 

Lília Zambon

Mestrado em Empreendedorismo - Modelos organizacionais do departamento de marketing e possibilidades para o mercado editorial brasileiro

Orientador: Prof. Dr. Edson Crescitelli

Comissão: Profs. Drs. Geraldo Luciano Toledo, Carlos de Brito Pereira  e Iná Futino Barreto

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

A crise econômica pela qual o país passou, as mudanças no mercado editorial relacionadas ao mercado internacional e os novos concorrentes têm feito com que as editoras brasileiras passem por alterações estruturais e revisões de seus modelos de negócios. Num primeiro momento, enfrentaram uma série de demissões e de reduções orçamentárias. Mas essa situação também tem obrigado as editoras a encontrar formas criativas, inovadoras e mais rentáveis de atuação, visando manter ou ampliar seu faturamento. Isso porque também os próprios hábitos de consumo vêm mudando. Nesse contexto, o papel do marketing dentro de uma editora ganha mais valor e relevância e exige uma atuação que vai além das simples funções que costumava exercer nesse mercado (divulgação dos livros no ponto de venda e nas mídias sociais). E, para que essa atuação seja efetiva, é necessário que o departamento de marketing se estruture de forma adequada. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar a organização estrutural do departamento de marketing nas editoras brasileiras dentro desse contexto.

* Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos