Doutorado - Precificação de atributos com modelos hierárquicos lineares: uma aplicação ao mercado brasileiro de motocicletas populares

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
07/05/2020 - 14:30 até 17:30

Tainá Fernandes De Brito

Doutorado - Precificação de atributos com modelos hierárquicos lineares: uma aplicação ao mercado brasileiro de motocicletas populares

Orientador: Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto

Comissão:  Profs. Drs. Luiz Paulo Lopes Fávero, Claudio Felisoni de Angelo e André Taue Saito

Resumo*

Assumindo que motocicletas são bens heterogêneos, constituídos por múltiplos atributos que fornecem utilidade ao consumidor (LANCASTER, 1966), esta pesquisa buscou revelar os preços implícitos dos atributos relevantes de motocicletas populares comercializadas no mercado brasileiro entre 2015 e 2018, segundo o 1º estágio do procedimento de Rosen (1974). A partir de dados da Tabela FIPE e de informações nos manuais de usuário disponibilizados pelos fabricantes, foi criada uma base de dados com 61 versões de motocicletas (agrupadas em 23 modelos de motocicletas). Por meio da estimação de modelos hierárquicos lineares com medidas repetidas, foram identificadas as trajetórias individuais dos preços reais destas motocicletas (0km), praticados no varejo ao longo de 48 meses (janeiro/2015 a dezembro/2018). O modelo final, com efeitos aleatórios de intercepto e efeitos aleatórios de inclinação, revela as semi-elasticidades dos atributos relevantes das motocicletas populares: marca, categoria, sistema de partida e tipo de freio dianteiro.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos