Doutorado - Mobile shopping: o que move a intenção de compra do consumidor para o m-commerce

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
19/06/2020 - 10:00 até 13:00

 

Mario Duarte dos Santos Machado

Doutorado - Mobile shopping: o que move a intenção de compra do consumidor para o m-commerce

Orientador: Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Comissão:  Profs. Drs. Marlene Paula Castro Amorim, Nuno Manoel Martins Dias Fouto e Diogenes de Souza Bido 

Link youtube: https://youtu.be/EqD2o5w8Xac

Resumo*

A tese concentrou-se na intenção de compra online por meio de dispositivos móveis e teve por objetivo explorar e confirmar, a partir de um modelo, os construtos que poderiam explicar a variável dependente, intenção de compra online no canal mobile. Foi utilizada, no desenvolvimento, a técnica de modelagem de equações estruturais em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Uma amostra com 625 respostas válidas, provenientes de diferentes regiões do país, foi obtida a partir de um questionário disponibilizado por e-mail e mídias sociais. Como resultados, numa perspectiva acadêmica, a tese traz, dentre outras contribuições: (a) a confirmação para o ambiente mobile commerce da validade do modelo proposto que tomou como base um modelo aplicado anteriormente ao ambiente e-commerce; (b) a confirmação de que os construtos: atitude positiva (efeito total β=0,431); vantagem relativa percebida (efeito total β=0,384) e; compatibilidade com os valores (efeito total β=0,279) contribuíram significativamente para explicar a variável dependente intenção de compra no m-commerce (R²=62,4%); (c) a constatação de que, para o ambiente mobile, o construto vantagem relativa percebida é um forte preditor dos construtos, atitude positiva (efeito total β=0,536) e confiança (efeito direto β=0,630). Numa perspectiva gerencial, a constatação de que o construto vantagem relativa percebida é o preditor mais importante, considerando-se o ambiente mobile, pode contribuir para a adoção de estratégias de marketing que permitam elevar as taxas de aceitação do m-commerce. Do ponto de vista do consumidor que teve sua literacia digital desenvolvida ao longo de anos no ambiente online, o que tem permitido apropriar-se rapidamente dos benefícios da tecnologia mobile, os resultados confirmaram que o que importa para que se tenha ampliada a intenção de compra online por meio de dispositivos móveis é ter uma atitude favorável em relação às compras no m-commerce, considerá-las compatíveis com o seu estilo de vida, perceber vantagens ao longo da jornada de compra e, não menos importante, ter confiança nos processos e na empresa, com a qual pretenda realizar transações mobile por meio do seu smartphone ou tablet em busca das melhores experiências de compra.

*Resumo fornecido pelo autor

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