Doutorado - A institucionalização normativa do profissional de recursos humanos em empresas atuantes no Brasil

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
23/04/2019 - 09:30 até 12:30

 

Fabiana Bittencourt Fevorini  

Doutorado - A institucionalização normativa do profissional de recursos humanos em empresas atuantes no Brasil  

Orientador:  Prof. Dr. André Luiz Fischer  

Comissão:  Profs. Drs. Wilson Aparecido Costa de Amorim, Elza Fátima Rosa Veloso e Marcelo Afonso Ribeiro  

Local: Sala 217, FEA-5  

Resumo*

Este estudo analisa o processo de formação e institucionalização do profissional de RH que atua em empresas localizadas no Brasil e também investiga a constituição de sua identidade profissional. 
A pesquisa que inclui uma etapa quantitativa de dados secundários da pesquisa As Melhores Empresas para Você Trabalhar e do Ministério da Educação e uma fase qualitativa com dados primários obtidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais de RH, representantes do mercado de trabalho como dirigentes da área e headhunter e representantes de agentes de formação como cursos de graduação e pós-graduação e entidades de classe.
Os resultados mostram que o perfil do profissional é formado e institucionalizado pelas organizações onde atuam a partir das oportunidades de carreira. Não há uma linha única de formação acadêmica ou de filiação e frequência à entidade de classe.
Fica evidenciado também que o RH está em processo de profissionalização e construção de identidade profissional, buscando ainda o reconhecimento de seu papel estratégico dentro das organizações e na sociedade, em geral.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos