Doutorado - Identificação dos fatores críticos de sucesso das concessionárias de automóveis de passeio

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
23/06/2020 - 14:00 até 17:00

 

Maximiliano Gonetecki De Oliveira

Doutorado  - Identificação dos fatores críticos de sucesso das concessionárias de automóveis de passeio

Orientador: Prof. Dr. Hamilton Luiz Correa

Comissão: Profs. Drs. Luciana Oranges Cezarino, Lorimar Francisco Munaretto e Leonardo Fabris Lugoboni 

Link youtube: https://youtu.be/UMz5QwptBzE

Resumo*

A identificação de Fatores Críticos de Sucesso para uma organização envolve um importante exercício de aprendizado e reflexão, tanto sobre a indústria em que se opera quanto da própria organização. Essa tarefa requer o desenvolvimento de um profundo conhecimento acerca do modelo de negócio e das sutilezas adjacentes, geralmente difíceis de serem observadas por olhos n ão tão experientes. Dentro dessa ótica pouco se sabe sobre a realidade do concessionário de automóveis no Brasil e dos fatores que são críticos para seu sucesso. Também não se faz registro de estudos que explorem a perspectiva dessas empresas em relação ao futuro da relação do concessionário com a montadora. Decorre a motivação em responder a seguinte pergunta problema que norteou este estudo: Quais são os fatores críticos de sucesso (FCS) da indústria automobilística na perspectiva do concessionário de automóveis de passeio? Para se responder a esse pergunta formulou-se o seguinte objetivo de estudo: Elencar os fatores críticos de sucesso da indústria automobilística para as concessionárias de veículos de passeio instaladas no Sul do Brasil. Para se atender a esse objetivo foi necessário responder a três questões de pesquisa:  1) Quais são os Fatores Críticos de Sucesso genéricos para uma concessionária de automóveis de passeio instalada no Brasil?  2) Quais são as perspectivas organizacionais relacionadas aos Fatores Críticos de Sucesso de uma concessionária? 3) Identificar as expectativas dos concessionários quanto ao seu papel no canal de marketing da indústria automobilística para os próximos cinco anos. Decorrente desses objetivos, foi desenvolvido um projeto de pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de investigação Delphi, complementada por entrevistas em profundidade e análise documental. Findas as rodadas de investigação do estudo Delphi, emergiram 26 proposições de potenciais FCS, sendo que onze atingiram consenso. O processo de entrevistas e análise documental permitiu o posterior refinamento das proposições. Identificou-se um conjunto de FCS que foram considerados estruturantes para esse tipo de organização. Decorrente do resultado foi possível concluir que as propostas de outros autores acerca da existência de FCS genéricos para uma indústria são coerentes para o setor de concessionários de automóveis leves. 

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos