Doutorado - Efeitos da comunicação de marketing no comportamento do consumidor em ambiente digital: Um estudo de caso no setor financeiro

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
22/04/2020 - 14:00 até 17:00

Kleber Adriano Silva e Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo

Comissão: Profs. Drs. José Afonso Mazzon, Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez e Silvio Augusto Minciotti

Resumo*

O comportamento do consumidor é um dos assuntos de maior interesse e importância para empresas e pesquisadores de diversas áreas. Entender como a jornada do consumidor é afetada nos diversos pontos de contato com as marcas pode auxiliar na criação de experiências relevantes e comunicações efetivas que estimulem escolhas e decisões, direcionando a comportamentos desejados. A adoção de canais digitais cria uma nova camada de interações com clientes que permite o desenvolvimento de novos produtos e serviços, mais adequados ao nível de exigência dos consumidores contemporâneos. Gera também a necessidade de adotar novas métricas e técnicas de mensuração, com potencial de contribuição para o corpo teórico existente atualmente, tendo em vista que as pesquisas nessa área ainda não estão consolidadas.
Esta tese busca verificar a existência, analisar e mensurar efeitos das ações de comunicação de marketing no comportamento do consumidor em ambiente digital.
Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma revisão na literatura pertinente ao assunto, complementada por uma pesquisa empírica de caráter conclusivo analisando seis meses de atividades de clientes de uma instituição financeira digital.
Os dados da pesquisa empírica foram levantados a partir da observação de situações reais de uso, sem interferência na rotina dos clientes. A partir do teste das hipóteses levantadas nesse contexto, verificou-se que realmente existe forte interferência da dinâmica de comunicação e do tempo de abertura e utilização da conta nos resultados obtidos em ambiente digital.
A principal contribuição para o corpo teórico existente está na aplicação de técnicas quantitativas para análise do efeito da comunicação sobre o nível de utilização dos serviços financeiros em ambiente digital, com impactos acadêmicos e gerenciais.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos