Doutorado - Conflitos em conselhos de empresas familiares: investigação sobre os antecedentes e consequências no processo decisório estratégico

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
21/05/2019 - 10:30 até 13:30

Pedro Braga Sotomaior Karam

Orientador: Prof. Dr. Cláudio Antônio Pinheiro Machado Filho

Comissão: Profs. Drs. Marco Antônio Conejero, Décio Zylbersztajn e Álvaro Machado Dias

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Conflitos são fenômenos sociais passíveis de ocorrem em qualquer tipo organizacional; entretanto, apresentam-se mais contundentes (e menos compreendidos) na dinâmica da empresa familiar, em função de efeitos psicodinâmicos exclusivos da interação entre família, gestão e propriedade. Paralelamente, conflitos podem ser também particularmente salientes no contexto ambíguo e complexo dos conselhos (a “caixa-preta” da governança corporativa), pela conexão íntima com decisões estratégicas. Interseccionando as áreas, este estudo identifica e mensura o impacto de antecedentes e consequências das facetas cognitiva e afetiva de conflitos intragrupais no processo decisório estratégico (especialmente, na qualidade e adoção da decisão), no contexto particular e propício de conselhos (de administração ou consultivos) de empresas familiares brasileiras. Investigando 81 processos decisórios em conselhos de 81empresas familiares distintas, mediante estratégia metodológica survey, verifica-se que: i) o percentual de conselheiros independentes não influi na intensidade das discordâncias cognitivas; ii) enquanto que conselhos caracterizados por elevada “confiança baseada em competência” tendem a reduzir conflitos afetivos (pessoais), o percentual de familiares apresenta efeito contrário, elevando-os; iii) a qualidade das decisões estratégicas não é influenciada pelos conflitos cognitivos, mas sim pela faceta afetiva, apresentando relação negativa e significativa. Implicações teóricas e práticas, assim como sugestões de pesquisa, são discutidos na conclusão.

* Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos