Doutorado - Comunicação eficaz de objetivos estratégicos: o papel de linguagem baseada em imagens e estruturas retóricas na formação de consenso

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
14/04/2020 - 14:00 até 18:00

KELLY CRISTINY CHINELATO SACRAMENTO
Doutorado
Comunicação eficaz de objetivos estratégicos: o papel de linguagem baseada em imagens e estruturas retóricas na formação de consenso
Dia 14 de abril, às 14h
Orientador: Prof. Dr. Adalberto Américo Fischmann
Comissão: Profs. Andre Nardy, José Afonso Mazzon e Íris Gardino

Resumo

A comunicação emerge como um dos fatores influentes mais relevantes para a implementação estratégica e como um recurso com potencial de geração de vantagem competitiva, sob a ótica da RBV. A compreensão assertiva dos objetivos estratégicos por parte dos funcionários é a base para formação do consenso estratégico. Entretanto, embora haja ênfase no impacto positivo que o consenso provoque sobre a performance da organização, há poucas evidências que atestem quais elementos o estimulariam. Esta pesquisa propõe-se a discutir qual a influência do uso de diferentes estruturas retóricas e de palavras baseadas-em-imagens na formação de consenso estratégico. 

Relacionando elementos de retórica aristotélica e teoria da comunicação à análise da estratégia competitiva, formulou-se três hipóteses com o intuito de identificar relações de causa e efeito entre diferentes elementos da comunicação interna. Estas, foram testadas em um experimento online de 3 × 2, junto a 220 profissionais de diferentes graus hierárquicos, áreas de atuação e tempo de experiência em empresas no Brasil. Com estímulos simulando a comunicação de objetivos estratégicos em uma empresa fictícia, o consenso foi mensurado por distância euclidiana conforme a percepção de prioridade dos participantes sobre diferentes objetivos estratégicos da área médico-hospitalar. Os dados foram analisados através de ANOVA e análises post-hoc de Gabriel, Hochberg e Sidak.

Os resultados apontam que tanto estrutura retorica quanto linguagem utilizadas podem influenciar a formação de consenso, com evidencias empíricas de que estrutura motivacional associada à linguagem baseada-em-imagens gerem melhor compreensão compartilhada acerca das prioridades estratégicas da empresa, fator essencial para uma implementação estratégica eficaz e consequente geração de vantagem competitiva. Ao final, propõe-se um modelo de heurística de comunicação interna, discute-se as contribuições e limitações da pesquisa, bem como sugestões de estudos futuros.

 

Departamento:

Voltar para a página de eventos